Loading
  • 22 de Maio, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Livros

José, filho de Jacob e Raquel

Por

Leopoldo Pereira

Se leem a Bíblia, o que não me canso de recomendar, sabem que o casal só teve este filho depois de Deus interferir, pois até aí afirmava-se que Raquel era estéril. Entretanto Jacob não esteve parado e teve 10 filhos de outras mulheres, incluindo a cunhada. Escusado será dizer que o menino passou a ser o mais novo dos irmãos (meios-irmãos), mas também o mais querido dos pais. Pode parecer que isso nada tivesse de estranho, mas tinha! Lá na terra os mais novos deviam respeito e obediência aos mais velhos (hábito que nalgumas aldeias do concelho de Pinhel, por exemplo, ainda há pouco era observado). Ao que consta o José, protegido pelos pais, cedo provocou ciúmes nos irmãos; mais, ele gabava-se de ter sonhos onde aparecia sempre em posição cimeira relativamente aos manos.

Claro, foi a gota de água!

Interpretações fidedignas apontam para várias versões sobre a forma como os irmãos, que eram pastores, se desfizeram do maninho. Uma diz que o atiraram a um poço, indo de seguida lastimar-se junto dos pais, que uma fera o tinha devorado. Imagine-se a dor do casal perante tal desgraça, dor que jamais passou, ainda que tivessem tido outro filho: Benjamim.

José deve ter tido a sorte de haver pouca água no poço, ou a de se agarrar ao balde, que puxavam para as pessoas e animais beberem. Pouco depois desta cena horrorosa, passou no sítio a caravana de um ministro, de seu nome Putifar. Pararam para matar a sede e ao subirem o balde… quem havia de aparecer? Um belo rapazinho, que logo a sr.ª Putifar quis adotar, com a anuência do marido. O rapaz saiu atilado e dizem que chegou a obter o diploma das “velhas oportunidades”; a par disso cresceu tão ou mais belo do que era, levando a sr.ª Putifar a perder a cabeça. José não alinhou e lixou-se: A ofendida fez queixa ao marido, que José se tinha metido com ela, e o pobre foi parar à prisão. Podia ter sido pior…

Já na cadeia, o moço voltou aos sonhos, mas agora (com uma razoável formação intelectual), quis ir mais além e dedicou-se a interpretá-los. Foi tão bem sucedido, que a fama chegou aos ouvidos do Faraó. Este, supersticioso até dizer basta, teve uns sonhos esquisitos e quis pôr à prova os conhecimentos de José. O Faraó ficou a saber que a região ia ter uns anos agrícolas bons, mas que a seguir viriam uns maus! A confiança no rapaz foi tanta, que o hospedou no palácio e a breve trecho já era José quem superentendia nos celeiros. Ou seja, na hierarquia dirigente egípcia passou a ser a 2.ª figura. Casou com a filha de Putifar e teve dois filhos.

Como levou a sério a interpretação dos sonhos, encheu os celeiros enquanto pôde. Vieram os anos maus e, tanto os egípcios como os habitantes dos países vizinhos, iam aos celeiros comprar cereais (pão), que era vendido a dinheiro. Foi nesta fase que os malvados dos irmãos apareceram, também a comprar pão. José reconheceu-os, mas só da segunda vez lhes disse quem era. Então soube que tinha um irmão, que a mãe falecera e que o pai ainda estava vivo. Exigiu que lhe trouxessem Benjamim e ao vê-lo comoveu-se, tendo perdoado aos irmãos.

Depois pediu ao Faraó que autorizasse a família a fixar-se no Egipto (pedido logo deferido); o pai e os irmãos passaram a residir no Egipto, tendo sido bem aceites pela população local.

A certa altura os pobres camponeses já nem dinheiro tinham; então José aceitava, em troca do pão, animais domésticos. Depois já não tinham animais domésticos e José aceitava-lhes as terras, outrora de cultivo. Desta forma conseguiu encher os cofres do Faraó e torná-lo dono de praticamente tudo, inclusive das pessoas (suas escravas).

Esta história bíblica, como a maioria delas, apesar de “fidedigna” tem muito de fantasiosa. De qualquer modo e numa primeira fase, fiquei fã de José, pois me pareceu representar um final à altura do imortalizado amor que os pais protagonizaram. Mas depois desconfiei que José fosse mesmo o que à primeira vista supus ser. E não é.

Foi fiel ao Faraó e a Putifar, amigo da família, revelou ser inteligente e até admito que não ia à bola com os deuses egípcios, mas foi ESPECULADOR.

Viveu 110 anos (alimentação à base de cereais…) e foi sepultado num sarcófago egípcio.

Permaneço leitor assíduo do Livro Sagrado e, por via disso, porei ao dispor, dos aficionados como eu, mais histórias lá narradas, sempre que decida interpretá-las por escrito.

L. Pereira – 22/05/12