Loading

Pio IX, a ICAR e o anti-semitismo

Quando João Paulo II adjudicou um milagre para o seu antecessor Pio IX julguei que era um acto gratuito de quem tem a santidade como estado civil e profissão. Não me ocorreu que o anti-semitismo que levou a Igreja católica a matar judeus ao longo da História atingisse tal esplendor com Pio IX.

Pio IX não foi apenas o escriba de pérolas que envergonham uma pessoa de bem,  v. g., a encíclica Quanta Cura e o Sillabus, o Papa que decretou a sua própria infalibilidade e que, com outro dogma, restituiu a virgindade a Maria. Este pontífice foi o pai do anti-semitismo moderno, sendo a mais retrógrada das personalidades do século XIX.

Em 1871 declarou que os Judeus, ao repudiarem o cristianismo, se haviam transformado em cães e que «temos hoje em Roma, infelizmente, demasiados desses cães. E ouvimo-los ladrar em todas as ruas, e andando por aí a incomodar as pessoas em toda a parte».

Este pontífice que perseguiu os judeus de forma tão apaixonada como os talibãs actuais, recusou-se a devolver aos pais uma criança judia raptada por um inquisidor… porque, entretanto, a tinha baptizado. A criança chamou-se Edgardo Mortara.

Como ateu não me permito chamar a Pio IX o que ele chamou aos judeus, mas entendo onde foram buscar o vocabulário os beatos que, intoxicados em hóstias, vêm aqui bolçar impropérios no Diário Ateísta, a fazer ameaças e a insultar o livre pensamento.

São dignos uns dos outros.