Loading

Fátima e a vocação totalitária da ICAR

25 anos depois
Consagração ao Imaculado Coração de Maria renovada em Fátima
Amanhã, 25 de Março, a consagração do mundo ao Imaculado Coração de Maria será renovada no Santuário de Fátima

A consagração do mundo ao imaculado coração de Maria não deve causar piores danos do que a inscrição obrigatória num clube de bairro a qualquer pessoa que não saiba da existência do clube nem da vontade da direcção em fazê-lo sócio.

O que surpreende, neste desvario litúrgico, é o abuso de incluírem nessa cerimónia esotérica pessoas que não se revêem na religião que a promove e, sobretudo, aqueles que ignoram a  existência de Maria e o benefício da consagração ao coração em vez de ser aos rins, ao fígado, ao baço, aos intestinos ou a qualquer outra víscera não menos imaculada.

Depois fica a dúvida sobre o prazo de validade da consagração. Segundo a notícia, trata-se de uma renovação após 25 anos. Quanto ao tétano sabem-se os prazos e a razão do reforço da vacina mas quanto às consagrações canónicas não há ensaios clínicos nem comparações com o placebo.
Não virá mal ao mundo desta prepotência eclesiástica da ICAR. Entre o mau olhado de uma pobre bruxa que faz pela vida e a consagração em Fátima dos que ganham a vida há dois mil anos, não há grande diferença nem perigos acrescidos.

Recordo-me de ter sido obrigado a ir à missa de consagração do Curso da Escola do Magistério, sob pena de não me ser concedido o diploma, mas nessa altura a ditadura fascista só permitia que fosse professor quem desse garantias de prosseguir os superiores interesses do Estado. E, nesse tempo, o salazarismo e a ICAR dormiam na mesma cama, duas ditaduras inseparáveis num único sistema totalitário.

Talvez por isso ainda hoje reaja ao totalitarismo beato de quem, sem me consultar, me inclui em consagrações e outras cerimónias pias. À minha revelia.