Loading
  • 9 de Janeiro, 2008
  • Por Carlos Esperança
  • Laicidade

Os homens nascem ateus

Os homens nascem ateus mas a família, a sociedade e os padres logo os corrompem à nascença com um qualquer ritual iniciático que os integra numa sociedade exotérica donde apenas se sai com o anátema de apóstata e a cabeça a prémio.

Quando uma criança aprende a ler, logo lhe ensinam o catecismo. Servem-lhe os rituais e conduzem-na pelos trilhos da tradição que faz de uma pessoa crente e deste prosélito.

É assim que a geografia da fé faz muçulmanos no Médio Oriente, católicos no Sul da Europa e nos países colonizados pela cruz e a espada, protestantes nos países de cultura anglo-saxónica e hinduístas e budistas na Ásia, com excepções e oásis de pluralismo onde o Estado se tornou laico ou os acasos da história criaram condições propícias.

Seja qual for a religião, é a vocação totalitária que devora os crentes. Não lhes basta o Paraíso que os espera, exigem aos outros que os acompanhem nem que para isso seja preciso usar os métodos preconizados nos livros sagrados.

É assim que os homens se habituam a viver de joelhos quando a honra lhes exigia que ficassem de pé e acabam de rastos quando os padres lhes apontam a vontade do deus à custa de quem vivem.

Os homens nascem ateus mas há sempre quem queira transformar cidadãos em beatos e livres-pensadores em prosélitos da fé.