Loading

Massacre de Kanungu: cinco anos depois

Em 17 de Março de 2000, cerca de 1 000 pessoas foram imoladas pelo fogo na Igreja do culto Movimento para a Restauração dos Dez Mandamentos de Deus, liderado por Joseph Kibwetere, Credonia Mwerinde, Angelina Mugisha, padre Joseph Kasapurari e padre Dominic Kataribabo. O culto católico apocalíptico pregava que o fim do mundo ocorreria na passagem do milénio e que a admissão directa no Céu só era possível por restauração dos Dez Mandamentos.

O movimento teve a sua génese nas visões da Virgem Maria de Credonia Mwerinde, católica e filha de piedosos católicos que por necessidade tinha feito uma incursão pela prostituição, que a mandou fundar a Ishaatuuriro rya Maria (A Igreja de Maria Mãe de Deus). Uma versão africana do «milagre» de Fátima que, numa zona do globo de abissal pobreza, desespero e obscurantismo, teve um fim trágico. Credonia afirmava ainda que em 14 de Junho de 1980, fora instruída pela Virgem para observar o Sexto Mandamento, cujo desvio era a causa da SIDA.

Credonia era assim a colaboradora ideal para o que seria o líder do culto, Joseph Kibwetere, um político, que afirmava igualmente ter experienciado encontros imediatos com a Virgem Maria que o instruíra para reformular os Dez Mandamentos. Um dos «segredos» comunicados era o fim do Mundo na passagem para 2000…

Com um discurso salpicado liberalmente de ameaças do apocalipse, os líderes do culto manipularam os seguidores, camponeses ignorantes na sua maioria, à submissão. Todos os direitos fundamentais lhes eram negados sem serem admitidas quaisquer perguntas ou dúvidas sobre a verdade revelada aos líderes, como é prática corrente nas religiões reveladas. Toda a estrutura do culto assentava em princípios que violavam os direitos humanos e de cidadania: os pais eram separados dos filhos, as crianças que choravam à noite eram expostas aos elementos até deixarem de chorar, os casais não podiam relacionar-se sexualmente, as mulheres que engravidavam eram escorraçadas dos campos do culto pelos líderes, os membros eram encorajados a despojarem-se dos bens materiais (entregando-os aos líderes do culto, claro), etc..

Claro que enquanto os crentes eram despojados dos mais elementares direitos, bens e conforto materiais, os líderes religiosos apreciavam em grande estilo os seus!

O problema para os líderes do culto surgiu quando o Mundo não acabou na passagem de ano de 1999 para 2000. Os seguidores foram encorajados a rezar mais fervorosamente e a jejuar enquanto os líderes preparavam o golpe final para se livrarem dos agora incómodos crentes. Pensa-se que estes últimos foram envenenados num jantar preparado para emular a Última Ceia e conduzidos à Igreja que foi então incendiada. As contas bancárias do culto e seus seguidores tinham sido limpas previamente…

Cinco anos depois os (ricos) líderes do culto e responsáveis pelo massacre, continuam em liberdade em parte incerta.