Loading

O que fez Ratzinger

Sabemos que Joseph Ratzinger fez parte da Juventude Hitleriana. Sabe-se também que foi recrutado para uma unidade anti-aérea alemã, a qual protegia uma fábrica da BMW em que eram utilizados escravos do campo de Dachau. Porém, sugere-se que teria objecções ao nazismo, e acredita-se que não as terá evidenciado por instinto de sobrevivência.

Haverá indicações dessa oposição ao nazismo do futuro Papa? O padre Georg Ratzinger, irmão de Joseph, afirma que «era impossível resistir». No entanto, na aldeia em que viviam houve quem resistisse. Houve quem escondesse resistentes. Houve quem se tenha declarado objector de consciência (e consequentemente tenha sido enviado para Dachau). E houve quem nada fizesse. Aliás, segundo uma vizinha dos Ratzingers nessa época, «era possível resistir, e essas pessoas foram um exemplo para as outras (…) os Ratzingers eram jovens e tinham feito uma escolha diferente».

Todos estes dados são incontroversos. Mas os dados colocam um dilema ético, que pode ser abordado por católicos e não católicos. Dirijo as interrogações seguintes aos católicos.

O que faria Jesus Cristo (se é que existiu) nesta situação? O que faria o personagem do Novo Testamento perante o nazismo? Teria resistido, como resistiram tantos homens e mulheres, ou teria colaborado, como colaborou o vosso Papa? Pode Ratzinger ser considerado um exemplo ético para os cristãos?

(Darei a minha resposta ao dilema 24 horas depois da publicação deste artigo.)