Loading

H. U. C. – A gula dos católicos

Os Hospitais da Universidade de Coimbra tinham no projecto um espaço destinado aos crentes e não crentes onde, nas horas de tristeza, pudessem recolher-se para meditar ou rezar.

É um espaço amplo onde a Igreja católica, na sua gula insaciável, começou por colocar uma cruz, depois o patrono do hospital (santo certamente virtuoso) e finalmente reuniu a família. Hoje até a Senhora de Fátima jaz numa peanha a lembrar aos católicos que, se querem curas, é a ela que devem meter a cunha para o divino filho.

Há sessenta cadeiras e genuflexórios e, nos anexos, dois capelães ganham a vida a meter medo com a morte. O vencimento dos empregados do Deus católico é igualado ao dos chefes de clínica – o grau mais elevado da carreira médica. No fundo são médicos das almas sem necessidade de tirarem a especialidade ou sujeitarem-se a concursos.

À entrada da capela estão quatro montes de publicações pias:

1 – Folheto da Capelania cujo verso se reproduz;
2 – Um panfleto A8 com uma história em casa de Simão onde Jesus teve um encontro casto com uma mulher impura e que termina com «cânticos»;
3 – O pio jornal «Correio de Coimbra» onde o Sr. António Marcelino, bispo reformado de Aveiro, tem um interessante artigo: «Teremos ainda Portugal por muito tempo»?
4 – O Amigo do Povo cujo artigo principal «À sombra do castanheiro» é um ataque ao primeiro-ministro e uma tentativa de ironia com o percurso académico de Sócrates cujo nome nunca é referido.

Consta-me que foi contratada uma freira para os serviços religiosos. Não se destinando à reprodução, palpita-me que é mais um encargo com as almas à custa do erário público.