Loading

Correio dos leitores – Cumplicidades com a ICAR

Sou um ex-aluno da Universidade de Aveiro. Formei-me nesta bela instituição de ensino superior há poucos anos.
Sempre senti orgulho da minha universidade (duplamente até, porque não só sou formado por ela, mas também sou aveirense), até há 4 dias atrás.

Ao ler um jornal da região, vi que a tradicional “Bênção das Pastas”, este ano, foi realizada em pleno campus universitário, na chamada “Alameda da Universidade”.
Apesar das minhas fortíssimas convicções ateias, não me oponho à liberdade das pessoas (liberdade é aliás, na minha opinião, um dos grandes estandartes dos verdadeiros ateus e humanistas seculares). Quem quiser abençoar a sua pasta, que o faça à vontade. Considero um acto assente na mais pura estupidez e ignorância, mas se é disso que gostam, façam favor.

O que me irrita profundamente, é ver uma cerimónia religiosa, com a presença oficial do bispo de Aveiro, a ser realizada no terreno de uma instituição de ensino. Já para não dizer ensino superior. E pior ainda, ensino superior público. Porque se a Universidade Católica quisesse fazer o mesmo, obviamente não podia criticar. É privada e intimamente ligada à Igreja.
O mais incrível é que o seminário de Aveiro, onde treinam os novos atiradores de hóstias, fica a não mais que 500 metros do local onde foi realizada a cerimónia.

Enviei prontamente um e-mail dirigido à reitora da Universidade de Aveiro, em nome pessoal, como ex-aluno, a questionar as razões para permitir a realização de uma cerimónia religiosa num local de ensino superior público.

Surpresa das surpresas, até este momento não recebi qualquer resposta.

Aproveitei também para enviar um e-mail à secção “Nós por cá” do Jornal da SIC. Também não obtive resposta.

É incrivelmente triste ver que neste país, o que aconteceu no campus da Universidade de Aveiro é visto como algo perfeitamente banal, normal e aceitável. Duvido que a reitora ou a SIC se dignem responder.
Para ambos, nada de mal aconteceu certamente.

Aproveitemos o 13 de Maio para rezar à virgem que os meus e-mails obtenham resposta.
Se entretanto houver desenvolvimentos, manter-vos-ei informados.

a) João Brandão