Loading

Turquia à beira do abismo

A eventualidade de um presidente islamita é um passo sem retorno para a islamização do Estado turco.

Quando o poder se reclama da origem divina e os detentores se definem em função da fé que praticam, a democracia não está apenas em perigo, a ditadura vem a caminho.

A Turquia trava um braço de ferro entre o primeiro-ministro que se solidarizou com os terroristas de um atentado contra juízes que defenderam o carácter laico da Constituição e os sectores sociais, militares e judiciais que defendem o Estado laico. Com um presidente igualmente islamita é o fim da República laica que se avizinha.

De um lado estão os clérigos, o primeiro-ministro e o indigitado presidente à espera de virarem a Turquia para Meca e reporem a charia. Do outro estão as forças democráticas de que fazem parte o milhão de manifestantes em protesto contra a candidatura islamita à presidência e a favor de um Estado laico.

O paradoxo reside no carácter democrático da eleição que levou ao poder um partido confessional e na ilegitimidade dos militares para defenderem a Turquia plural, laica e democrática, certos de que o Islão não respeita o pluralismo.

Os democratas estão num labirinto. Se aceitarem um golpe militar traem a democracia mas se aceitarem os resultados eleitorais perdem a democracia. Os islamitas têm a legitimidade do voto mas a única lei que respeitam é o Corão.