Loading

Deus deu-nos Liberdade

Imaginemos que o Henrique Fernandes criava 10 seres. 10 seres vivos. Com inteligência.
Henrique Fernandes criou 2 caminhos. O da esquerda e o da direita.
Henrique Fernandes ama os seres que criou, e quer que escolham o caminho da direita. Por isso cria-os por forma a que estes seres escolham esse caminho. Os seres assim o fazem. Ficam todos felizes.

Mas o Alberto acha que o Henrique Fernandes é mau. Não deu liberdade aos seres que criou. Por isso faz as coisas de maneira diferente: cria 10 seres e dois caminhos, e dá-lhes a Liberdade. E a coisa funciona assim: cada ser pode escolher se quer ir pelo caminho da direita ou da esquerda, mas ele avisa logo que quem for pela esquerda leva um tiro na nuca. Assim sendo, ele dá a Liberdade aos seres de irem pela esquerda (e sofrerem as consequências).
Quando o Alberto cria os seres, já sabe que, da forma que os criou, 9 escolherão o caminho da direita, e apenas um escolherá o caminho da esquerda. E é com a maior das tristezas que Alberto dispara sobre um ser que tanto ama.

O Joaquim acha que o Alberto é cruel e opressor. Que liberdade tem cada ser para escolher a direita ou a esquerda, se o Alberto lhes diz imediatamente que quem for pela esquerda leva um tiro na nuca? Obviamente estaria fora de questão não lhes dizer nada, mas Joaquim tem outra ideia.
Deixa os seres criados em paz, mas deixa pistas espalhadas. Assim sendo, eles podem descobrir, se as interpretarem correctamente e não se deixarem enganar pelas pistas falsas, que quem for pela esquerda leva um tiro na nuca. E, apesar de ao criar 10 seres prever que, da forma que foram criados, apenas um deles pereceberá o enigima e escolherá o caminho certo, é com toda a tristeza que extermina 9 dos 10 seres que criou.

O Jeová não é cruel como o Joaquim. Não vai matar os seres que criou apenas porque escolheram o caminho errado. Simplesmente, entre os 2 caminhos que criou, um deles vai dar a si, e conduzirá á felicidade, e outro afasta-os de si e vai dar à infelicidade eterna. Um castigo que faz a bala na nuca parecer apetecível…
Também não põe lá um engima qualquer. Ao invés manda o seu filho (que também é ele próprio) sacrificar-se (?) para que, no meio de todos os falsos profetas que indirectamente também são criação sua, algumas pessoas possam ter a sorte de contactar com quem conhece a história da ressurreição (grande azar se viverem na Mongólia, e nunca vos tiverem explicado o que aconteceu em Jerusalém por volta do ano 33 dC).
Depois, uma ínfima minoria dos seres que criou tem a Liberdade de ser feliz, enquanto que a outra tem a Liberdade de sofrer por toda a eternidade. Um destino tão monstruoso que eu nem sei se Hitler o merecerá, quanto mais a maioria da humanidade.

Enfim… um Deus de Amor. Um Deus de Liberdade.