Loading

ONGs religiosas

A questão das organizações religiosas sem fins lucrativos já anda a levantar dúvidas há vários anos. Desde as acusações de aproveitarem as desgraças alheias para pregar, passando pelo “simples” desvio de verbas e acabando com ajudas dependendo do credo (vulgo conversão a troco de comida) algumas dessas organizações já passaram por isso tudo – os evangélicos têm uma certa reputação de serem especialmente pródigos na última acusação, talvez sejam apenas mais óbvios nas suas intenções. Claro que eventualmente isto teria que afectar as contribuições que as pessoas fazem.

Mas além do próprio descrédito de organizações específicas as pessoas parecem estar mais hostis às próprias noções por detrás delas – a religião, nomeadamente o Cristianismo. E têm razões para serem cépticas. Num mundo cada vez mais pressionado pelo fundamentalismo as pessoas racionais sabem com quem as grandes organizações religiosas se estão a aliar (o caso de amor entre islão e catolicismo é o mais óbvio no fórum mundial que é a ONU) e sabem perfeitamente que não querem voltar a esses tempos. Também sabem que as suas esperanças devem ser depositadas no Homem e nas suas potencialidades e não no sobrenatural (ou as suas ramificações, mais ou menos, seculares) – hoje quem tem um problema olha para a ciência em vez de olhar para o altar, com resultados bastante melhores diga-se de passagem.

Esta falta de transparência quanto aos seus objectivos e às suas alianças faz os religiosos moderados recuar e os descrentes repudiar qualquer patrocínio a tais entidades. No nosso caso, como ateus, temos um problema extra, é que no fim qualquer participação que se tenha nestas organizações (por muito limitada que seja – e digo limitada já que em várias delas é necessário pertencer a certas religiões para ser membro) será completamente desvalorizada e posta ao serviço da máquina publicitária religiosa. Não é novidade que as seitas cristãs reclamem completo crédito por tais acções apesar de terem disposto de meios e pessoas que em nada se relacionam com a sua fé.

Para ganharem qualquer tipo de credibilidade estas ONGs religiosas têm que perder várias coisas:
– O seu exclusivismo;
– A sua indefinição de objectivos, é necessário perceber se são organizações de ajuda de emergência ou de evangelização;
– A dependência das suas organizações religiosas base.

O último ponto parece-me especialmente importante. Eu como ateu recuso-me terminantemente a contribuir para a campanha publicitária de organizações, como a Igreja Católica, que representam algumas das realidades e valores mais nefastos que já viram a luz do dia. Não serei cúmplice de organizações fundamentalistas ou que se aliam a pessoas dessa espécie.