Loading

Guerra das igrejas

A guerra comercial entre a ICAR e a Igreja Ortodoxa Russa (IOR), na luta pela clientela e pelo direito de confiscar as almas, tem efeitos devastadores na delimitação das fronteiras.

A Ucrânia é hoje um campo de batalha onde o proselitismo religioso atinge o mesmo vigor que a luta política onde russos e americanos disputam a hegemonia. Até o veneno, um expediente com forte tradição religiosa, já foi experimentado para alterar os resultados eleitorais, provavelmente com efeitos contraproducentes.

A indústria também trava combates ferozes pelo domínio dos mercados, mas é no comércio das almas que a brutalidade atinge o seu máximo esplendor. O Patriarca Alexis II mostra-se «especialmente preocupado» com o proselitismo da Igreja greco-católica na Ucrânia. E acha inaceitável a actividade missionária dos sacerdotes católicos nas outras onze repúblicas da ex-União Soviética.

«Não negamos o direito dos sacerdotes católicos a administrar suas paróquias tradicionais, mas, consideramos inaceitável a sua actividade missionária entre a população ortodoxa, particularmente, as tentativas de converter as crianças baptizadas na fé ortodoxa ao catolicismo» – afirma Alexis II.

De facto, cada religião defende as suas coutadas privativas. Não sei qual se comporta pior, se a ICAR ou a IOR. Por mim, poria um «X», acredito no empate. Só acho inaceitável que, na conquista do mercado, não resistam a angariar crianças.