Loading

Cristãos censuram livro

Desde 1961 que a Sagrada Congregação da Fé (ex-Santo Ofício da Inquisição), deixou de elaborar o Índex (lista de livros cuja leitura era proibida). Não foi por benevolência do cardeal Joseph Ratzinger, anacrónico guardião da moral e dos bons costumes, que a lista deixou de ser elaborada, mas por se ter tornado uma fonte de divulgação das obras censuradas.

Engana-se quem pensa que a ICAR se tornou tolerante de motu proprio. Só a falta do braço secular lhe moderou os ímpetos. «O Código da Vinci» acaba de ser proibido no Líbano pelos serviços de segurança, «na sequência de uma queixa apresentada pelas autoridades religiosas cristãs do país, escandalizadas com as referências privadas à vida de Jesus Cristo».

Com a mesma desculpa que é hábito dar para os crimes da Inquisição, o padre Abdo Abou Kasm, presidente do Centro de Informação Católica, diz que foi a Segurança que proibiu a obra, «depois de ter recebido a nossa resposta». «Chegámos à conclusão de que o livro ataca as crenças cristãs, afirmando que Cristo se casou com Maria Madalena e dela teve uma progenitura. Nós denunciamos estas tentativas de atacar as crenças cristãs e as de qualquer outra religião, sob a capa da cultura» – esclareceu o tolerante padre católico, para quem a censura e as perseguições, na defesa das crenças cristãs, deixam de ser crimes e tornam-se boas acções.