Loading

O problema dos patos bravos islâmicos e alguma esquerda sem raízes

No passado dia 15 de Abril, foi difundido pelos meios de comunicação social europeus, uma cassete, alegadamente de Bin Laden, em que propunha uma «trégua» com os países europeus…

O interessante, é que a mensagem incluía, uma clássica análise de esquerda da luta dos países árabes com as multinacionais e falava da Europa como esses «nossos vizinhos a norte do mediterrâneo». Toda a mensagem foi deliberadamente calculada para seduzir uma certa população europeia de esquerda.

E que esquerda… Parte dela, politizada para uma potencial vitória da URSS, na guerra fria, e outra, jovem e ingénua, partidária de um multi-culturalismo básico. São estes os joguetes, com que o pretenso futuro sultão da grande nação muçulmana, Bin Laden conta ao despejar a sua propaganda maligna na fita magnética.

Desde que, em jovem, entrei em contacto, com os movimentos da esquerda tradicional, que tenho sentido um certo desapontamento. Desde as «massas» comunistas que cultuam o proletariado (por ironia, hoje os partidos comunistas, reduzem-se à militância das suas células intelectuais), ou da esquerda betinha, que entrando numa militância de moda (é as roupas Che Guevara, os lencinhos palestinianos), se preparam para quando acabarem o seu curso universitário, mergulharem anónimos nas maiorias socialistas e sociais democratas… Coisas da vida e do labirinto de ratos que está montado… mas, são esses a que Bin Laden apela, e não sem razão.. pois a demografia assim o exige.

Essa esquerda ingénua, esqueceu as suas profundas raízes. Esqueceu os valores do livre-pensamento, do ateísmo, da luta pela responsabilidade, independência e liberdade individual, de organização espontânea e militância universal.

De certa maneira, é fácil de compreender. Muito do que nós somos é em reacção a algo. Quem é que já enfrentou, vivo, uma ditadura religiosa sistemática na Europa? Quem é que já enfrentou pessoas, com uma educação cortesã de manipulação e engano? Juntem a isso uns MBA’s, umas fortunas obtidas pelo despotismo e corrupção, com uma ambição desmesurada e a prática sistemática de uma autoridade tribal e religiosa.

Não é algo a que estejamos habituados. Mas já o encontramos nas nossas raízes profundas.

Reencontra as raízes, junta-te a um ateísmo militante, espontâneo e anti-autoritário.

É na pluricidade de militâncias que reencontramos o nosso centro. Longe de visões monolíticas e ingénuas.

Reclama-te a ti próprio da manipulação dos outros.