Loading
  • 4 de Fevereiro, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

REFLEXÕES SOBRE RELIGIÃO

Por

C S F

As religiões baseiam-se num pensamento ilusório que falseia a origem do universo e do próprio homem cuja validade é apenas justificada pela fé.

Combina um máximo de subserviência com um máximo de idealismo do conhecimento que apenas admite o eu como realidade (solipsismo).

Inventa-se ver e não se procura ver.

Perguntas:

Se o criador inventou a realidade naturalmente e sem esforço, por que razão havemos de o louvar servilmente por isso?

O universo e certas paisagens terrenas inóspitas demonstram que o criador foi deliberadamente indiferente e hostil ao homem e a toda a vida!

Se um deus pode curar um cego num milagre, por que razão não optou por erradicar a cegueira?

Que sentido tem o criador, depois de expulsar os demónios, tê-los feito entrar numa vara de porcos? Só porque estes animais serem desprezíveis aos olhos dos homens da época em que foi contada a parábola?

As rezas são contínuas e, muitas vezes realizadas para debelar catástrofes impressionantes, mas nunca se vêm resultados?

A cura das consequências de um pingo de óleo fervente num olho duma cozinheira, em casa de um padre, é suficiente para catapultar um nobre militar medievo a santo centenas de anos depois de ter morrido (Nuno Álvares Pereira)?

Há quem afirme que a religião pode não ser verdadeira, mas que isso não importa porque é eficaz a dar consolo a muitos…

Se a conversão às religiões foi desde sempre efectuada pela força do poder de Estado e dos seus exércitos, agora que temos mais liberdade e as nossas vidas não estão em perigo, por que razões devemos aderir aos rituais?