Loading
  • 9 de Janeiro, 2009
  • Por Carlos Esperança
  • Ciência

Genes

Por

José Moreira

Será desta vez que o imponente mas cada vez mais decrépito “edifício religioso” começa a desmoronar-se? É que pelas igrejas, e nas cerimónias de casamento, os padres ainda vão exortando os casais a aceitar “das mãos de Deus os filhos que ele (Deus) se dignar conceder”. O que pressupõe, julgo eu, que não sou bom em língua portuguesa, a aceitação dos filhos como Jeová entender. Aliás, parece ser isso que se depreende das palavras vaticanícias, que condenam o aborto mesmo que o feto seja deficiente.

Pois é. Mas as pessoas devem, já é tempo disso, começar a perguntar: “Os filhos que Deus me conceder e como conceder, ou os filhos que eu quiser e como eu quiser?” É que a ciência não pára, para o bem da humanidade e para desespero das hostes da sotaina.

Ainda não há muito tempo, quando se falou na possibilidade que adiante aponto – agora não como possibilidade mas como um facto consumado – o Papa Ratzinger, por alcunha ” Bento 16″, espumava: “Não se intrometa o homem na obra de Deus”. Claro que não, “seu” Joseph. O homem só intervém na obra da ciência. Na obra de Deus intervém vossa santidade, seja lá isso o que for. E por muito que lhes custe, por muito que vociferem, por muito que arrepelem os cabelos, a ciência obteve mais uma vitória. Já começa a ser possível evitar certas doenças futuras, muito tempo antes de a criança nascer.

É um pequeno passo? Não!!! É um enorme passo, um passo de gigante. A partir daqui, a erradicação de certas doenças, principalmente as de etiologia genética, deixa de ser uma utopia. Só tenho medo de não conseguir ver a redução drástica de muitos casos de cancro, por exemplo, ou de outras doenças de carácter hereditário.

Não faz mal. Já cá deixei quem possa ver isso por mim.