Loading
  • 21 de Outubro, 2008
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

Factos & documentos

http://www.adventistas.com/agosto2005/iasd_nazista.htm

FINALMENTE!
Igreja Adventista Pede Perdão Por Apoiar o Nazismo (Texto já traduzido abaixo)
Artigos já publicados sobre o tema:
Apoio a Hitler: A Igreja Adventista em Péssima Companhia!
Os Adventistas na Alemanha Nazista (Tradução)
Adventists in Nazi Germany – Liberty Magazin

Documentos Comprovam Apoio da IASD a Hitler Durante a 2ª Guerra Mundial
O Que Aconteceu com os Adventistas que Disseram NÃO a Hitler – 1
O Que Aconteceu com os Adventistas que Disseram NÃO a Hitler – 2
O Que Aconteceu com os Adventistas que Disseram NÃO a Hitler – 3
IASD: 100% a Favor de Hitler!

Igrejas Adventistas da Alemanha e Áustria Pedem Desculpas às Vítimas do Nazismo
 
Frauke Brauns  
Bielefeld, Alemanha (ENI). Líderes de Igrejas Adventistas do Sétimo dia na Alemanha e Áustria, 60 anos depois do final da Segunda Guerra Mundial declararam que eles “lamentam” em profundo pesar pela  participação ou apoio a atividades Nazistas.  
“A declaração originalmente publicada antes de 8 de maio foi traduzida agora para o inglês e foi enviada às igrejas adventistas nos Estados Unidos”, segundo Holger Teubert, porta-voz da igreja no sul da Alemanha, através de Notícias Ecumênicas Internacionais.  
As igrejas adventistas no EUA enviaram cópias da declaração a Yad Vashem, a Autoridade de Recordação dos Heróis e Mártires do Holocausto em Israel.  
Teubert afirmou que a declaração se desculpa a judeus alemães e a membros das igrejas  adventistas de origem judaica que foram excluídos das congregações durante os 12 anos do regime Nazista, de 1933 a 1945. Comenta que seis milhões de judeus foram exterminados durante aquele período e milhões de outros também foram perseguidos.  
A declaração indica que a igreja adventista de hoje “confessa isso honestamente que, por nossa falha, ficamos culpados perante o povo judeu, para com todas as pessoas perseguidas e todos que sofreram durante a guerra e também perante os Adventistas em outros países. Para isto nós humildemente perguntamos a Deus e aos sobreviventes se podem nos perdoar.”
Teubert afirmou: “Nós compreendemos não ter nenhum direito de condenar nossos antepassados”. Mas a declaração marca o fim de um processo longo dos Adventistas alemães que examina o que aconteceu durante a era do regime Nazista.  
“Nós não seguimos suficientemente nossas fileiras que corajosamente ofereceram resistência e não se curvaram ao ditatorialismo Nazista, nem cooperaram com ele”, afirma a declaração. Tinha havido umas tentativas anteriores em fazer tais afirmações, principalmente por membros individuais da igreja e confissões anteriores feitas em 1988 no 50º aniversário de 9 novembro, “Kristallnacht” ou a “noite de vidro quebrado”, de um massacre imoral organizado contra os judeus naquela noite em 1938 por toda a Alemanha e Áustria.
http://www.eni.ch/articles/display.shtml?05-0645