Loading

Diferenças

Pais não crentes nos Estados Unidos procuram proporcionar aos seus filhos um espaço para interacção social com outras crianças, e para uma aprendizagem sobre temas de vida. Ver aqui.

«Cerca de 14% dos Americanos afirmam não ter religião, e entre as idades de 18 e 25 anos, essa proporção sobe para 20% (dados do Institute for Humanist Studies). A vida desses jovens poderá ser facilitada se souberem, desde cedo, lidar com a maioria que são os tementes a Deus.

«É importante para as crianças não agirem de uma forma estranha» diz-nos Peter Bishop, que ensina em Palo Alto. Neste centro, Peter e outros colegas desenvolvem actividades para crianças de pais ateístas. Nstes encontros semanais é ensinado às crianças que não acreditar em deus é O.K., e são proporcionadas maneiras de desenvolver os seus valores morais.

Pais ateístas preocupam-se com as influências que outros grupos têm sobre os seus filhos. Kneisley, uma aluna na Universidade de Missouri, constatou que o seu filho, Damien, precisava que lhe ensinassem sobre secularismo. Esta decisão foi tomada aquando de uma situação onde Damien foi apresentado à Bíblia por colegas da escola que «professavam verdades incríveis», as quais Kneisley nunca partilhou.

Damien participa regularmente em campos para crianças de pais ateístas, onde aprende pensamento crítico, religiões do mundo, e trabalhos de «pensadores livres». Para além destas actividades, Damien é também exposto a actividades como desporto, musica, arte, debates, curiosidade intelectual e trabalho em grupo».

Agora, tracem as diferenças:

Isto é os que os Campos de Jesus ensinam: Intolerância, belicismo, fanatismo, dogma, estupidificação.

A escolha pode significar um mundo à beira de um final apocalíptico, ou um mundo onde se tenta fazer a concórdia através do racionalismo