Loading
  • 17 de Novembro, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Catolicismo

A Igreja investe palavreado na crise

Por

Kavkaz

A Conferência Episcopal Portuguesa reuniu esta semana em Fátima, a cidade dos segredos.

Os bispos, desejosos de mediatização, aparecem-nos a dar entrevistas nos órgãos de comunicação. Que dizem eles? Será que nos comunicam o que os deuses pensam? Os bispos escondem a opinião dos deuses e nem falam deles. Dão-nos, simplesmente, a opinião pessoal que, com a desinformação, se transforma em posição colectiva da Igreja Católica. Uns dizem uma coisa, outros dizem outra, mesmo que o segundo contrarie o primeiro, mas no final será tudo inspirado em deuses, que são três como afirmam, mas igual a um para contrariar a verdade da Matemática.

O Sr. José Policarpo, o mais importante celibatário católico, disse que a crise económica” abre “oportunidades de evangelização”. Ele sabe que é o momento certo para aproveitar as dificuldades económicas e convencer mais pessoas para o seu negócio da venda de serviços religiosos. Ele não estará a pensar em construir empresas que darão trabalho aos desempregados. Isso é para os outros fazerem. O Sr. Policarpo dará apenas mais opiniões e mais missas aos crentes. É o investimento dele na crise.

O Sr. Januário Ferreira critica desvairadamente as medidas de austeridade e quer correr com o governo, mas receia sempre candidatar-se a eleições livres e democráticas. Prefere nunca assumir as responsabilidades políticas da governação e não se expor aos seus resultados provavelmente desastrosos. Ganha muito mais assim e dorme bem melhor.

O Sr. Manuel Clemente quer falar com a Troika, passando à frente de deus. Ele não se propõe pagar as dívidas do país, mas vai pedir, o que ele tem experiência de fazer, que não incomodem muito os portugueses com o pagamento dos créditos recebidos. Melhor seria dar-lhes ainda mais empréstimos para gastar.

Com tantos problemas económicos para os portugueses ultrapassarem aparece-nos outro bispo, o Sr. Antonino Dias, a ver a “luz ao fim do túnel”. Acha que as famílias devem investir em mais filhos. Realmente, em período de crise, mais filhos fazem-se de graça. Uma ideia gratuita celibatária deste bispo para haver mais trabalho em Portugal.

Conclusão: Os bispos falam, falam, mas não propõem que sejam os deuses a resolver a crise. Estes são sempre poupados para não se cansarem. Os bispos propõem, sim, que sejam os outros, os portugueses, a fazerem milagres. É o palavreado católico…