Loading
  • 21 de Março, 2012
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

Até dos bancos perde a confiança


JPMorgan fecha conta do Vaticano.

A filial italiana do banco JPMorgan terá informado o banco do Vaticano que vai encerrar a sua conta no próximo dia 30 de Março.

Segundo avança a imprensa italiana, o JPMorgan classifica o IOR como cliente de risco. A justificar esta decisão está o facto do JPMorgan ter solicitado àquela entidade uma série de informações obrigatórias por lei no âmbito do combate contra actividades de lavagem de dinheiro.

De acordo com a imprensa, o IOR (Istituto per le Opere di Religione) terá recusado a prestar tais informações e, na sequência dessa recusa, o JPMorgan terá enviado uma carta ao IOR a informar que “não tem informações suficientes para continuar a oferecer os seus serviços” ao Vaticano, refere o diário italiano Il Sore 24 Ore.

O banco do Vaticano é cliente do JPMorgan desde 2009 e tem sido alvo de investigações por parte do Fisco italiano, por suspeitas de ter violado as leis contra o branqueamento de capitais. Na sequência dessas investigações, o banco americano teria já classificado a conta do IOR como sendo de “alto risco”.

(Notícia colocada por Kavkaz nos comentários do DA)