Loading

As religiões e a sociedade

As religiões, quando têm força, dominam a sociedade e sujeitam tudo e todos à cegueira do seu Deus. Os clérigos acendem fogueiras, instigam suicídios, apelam à guerra santa e fanatizam os crentes que ajudam a ensandecer desde tenra idade.

Se a civilização avança, a sociedade se democratiza e os Estados se tornam laicos, as religiões preferem que as combatam a que as desprezem. O clero das três religiões do livro só conhece a violência e, por isso, apenas se revê no papel de algoz ou de vítima.

O Diário Ateísta, no seu indeclinável dever de denunciar o obscurantismo e ridicularizar a fraude dos milagres, aparições e outras pias trapaças, acaba por beneficiar as religiões, em especial a católica, porque lhe cria a aura de mártir e perseguida. Ora, aqui não se persegue ninguém, apenas se defende o direito à liberdade para todas as correntes de pensamento, inclusive para as próprias crenças.

Claro que não deixamos de denunciar os crimes das diversas religiões contra a liberdade e a livre determinação individual, o seu horror à sexualidade, a sua hipocrisia moral e o apego a bens materiais. Mas isso serve à Igreja para se dizer perseguida enquanto mama na teta do erário público e se apropria de largas fatias da saúde, educação e assistência.

As Misericórdias são mealheiros por onde circulam dinheiros públicos com uma contabilidade em que o fiscal é o bispo da diocese. São “instituições ligadas à Igreja mas que funcionam como empresas e com contabilidade privada” – como denuncia o sociólogo das religiões Moisés do Espírito Santo.

Para a Igreja os lucros são para Deus e os prejuízos para os contribuintes. É através da consciência cívica e da pressão sobre o Estado que podemos minar a influência nefasta da religião e o ascendente eclesiástico sobre a sociedade.