Loading

Jesus de Nazaré – um livro de B16

O JC que os padres ressuscitaram ontem vai ser objecto de um livro de B16. Não é que o Papa acredite nele ou que falte literatura sobre o judeu que se dedicou aos milagres e à pregação, mas exige o múnus que faça algo pela sua promoção.

O monarca absoluto do Vaticano – um Estado criado pelo ditador fascista Benito Mussolini – é o único chefe de Estado europeu cujo poder não é limitado por uma Constituição. Responde apenas perante Deus e a título póstumo.

Não deixa de ser interessante o cuidado com que B16 fala do patrão, da diferença entre o mito que o povo venera e a realidade que a história pode pôr a nu. JP2 era crédulo e não se deixava impressionar pelas evidências científicas, mas o ditador actual é mais sábio e desconfia de Deus. Sabe que a investigação arqueológica pode atirar com as mentiras, laboriosamente elaboradas durante vinte séculos, para o caixote do lixo.

«Por isso, cada um é livre de contradizer-me» – diz B16, interessado apenas a salvar a apólice do cristianismo do incêndio da verdade histórica. Quanto mais dúvidas forem postas agora no livro em que promove a estrela da Companhia, mais débeis parecerão as certezas que a ciência vier a construir.

Se os papas não fossem suficientemente inteligentes e dissimulados, a fábula de Cristo há muito que tinha sido arrumada nos livros de história da mitologia.