Loading

A ministra da hipocrisia

Depois da expressiva derrota dos trabalhistas nas eleições locais britânicas Blair remodelou o executivo de Londres. Nesta remodelação, em boa parte um «baralha volta a dar» de ministros, Ruth Kelly, a anterior ministra da Educação, assumiu a pasta da Igualdade e da Mulher, ou como noticia o The Times, a pasta da Hipocrisia.

De facto, é no mínimo bizarro que Ruth Kelly, uma devota Opus Dei, que desde que foi eleita em 1997 faltou, por motivos de consciência, a 12 votações em que estavam em apreciação direitos iguais ou medidas anti-discriminação para homossexuais, votou contra a lei de união civil entre pessoas do mesmo sexo e rejeita a adopção de crianças por casais homossexuais, tenha sido encarregue por Tony Blair de garantir a igualdade de direitos a todos os cidadãos britânicos.

Como comentou a trabalhista Gwyneth Dunwoody ao saber da nomeação «Fico feliz em saber que o primeiro-ministro tem sentido de humor no que toca à nomeação de um ministro para a mulher e igualdade».

De facto, só pode ser uma anedota, de mau gosto, nomear para esta pasta, supostamente para combater qualquer tipo de discriminação, alguém que considera não só ser a homossexualidade uma «depravação grave», «um mal intrínseco», mas também um pecado que todo o político católico, especialmente se membro da Opus Dei, tem por obrigação combater.

O grupo Stonewall exigiu a Blair a renúncia de Kelly e afirmou que a sua designação «é uma bofetada» na luta de décadas em prol dos direitos dos homossexuais britânicos. Alguns blogs ingleses já fazem apostas sobre quanto tempo esta absurda escolha de Tony Blair se aguentará no lugar…