Loading

Popetown: dois pesos, duas medidas

Aquela que é considerada «a mais hilariante série televisiva dos últimos tempos», Popetown, estreia no próximo dia 3 de Maio na MTV germânica entre um coro de protestos e ameaças de procedimentos legais do Comité Central dos Católicos Alemães (ZdK) e da Conferencia Episcopal Alemã (CEA) .

A polémica série de desenhos animados protagonizada pelo Papa Nicholas, um pontífice «louco e excêntrico» de 77 anos, fruto da colaboração entre a BBC3 e o Channel X, nunca passou no Reino Unido devido à pressão de grupos católicos.

Como seria expectável, foi despoletada uma cruzada na Alemanha contra a série que incluiu, como referiu o Carlos, o anúncio respectivo. A Conferencia Episcopal Alemã (CEA) considera o anúncio da MTV nas revistas de programação televisiva uma provocação ultrajante aos cristãos, opinião ecoada pelo ZdK que acrescenta que o anúncio «arrasta a fé cristã na lama».

Mais um caso em que se confirma que a defesa da liberdade de expressão e os protestos contra as leis da blasfémia por parte dos cristãos em geral e dos católicos em particular se restringem aos países em que o cristianismo é minoritário. Nos países onde são maioritários já consideram perfeitamente legítimo exigir «parem de pisar os sentimentos religiosos dos cristãos». E ululam ser um «ataque directo à crença cristã» um anúncio tão inócuo (e divertido) como o reproduzido.