Loading

O centenário de S. Francisco Xavier

(Foto do enviado do Diário Ateísta a Goa)

Francisco Xavier nasceu em Navarra, faz hoje 500 anos, numa região espanhola onde o Opus Dei tem hoje uma Universidade, um hospital e imenso património financeiro e imobiliário. O Opus Dei é actualmente o que foi a Companhia de Jesus nos seus tempos áureos – uma ordem religiosa poderosa, prosélita, rica e temida.

Francisco Xavier entrou na Companhia de Jesus, alfobre de santos, apóstolos e mártires que evangelizaram o mundo. Como o deus antropomórfico dos cristãos era verdadeiro, coube a Francisco Xavier levá-lo ao domicílio a Goa, Molucas, Temate, ilha de Moro, Malaca e Japão, ao serviço do rei D. João III.

Escapou a China à sua evangelização porque Deus, carecido de almas, o chamou à sua divina presença antes de lhe arrebanhar mais fiéis.

Francisco Xavier continua morto desde Dezembro de 1552, mas é um dos santos mais prestigiados da ICAR. JP2 considerou-o «o apóstolo mundial dos tempos modernos» e apontou-o como exemplo para os missionários e para a acção evangelizadora da Igreja.

Apóstolo do Oriente e Padroeiro das Missões são alguns epítetos do taumaturgo cujo prestígio resistiu à perda do Estado Português da Índia, designação que o salazarismo atribuiu aos restos de um império onde Portugal semeava a fé e recolhia especiarias.

As comemorações do 5.º centenário do nascimento de Francisco Xavier são de grande importância para o marketing da ICAR.

Em nota pastoral, os bispos portugueses garantiram que «celebrar o V Centenário de Francisco Xavier, ilustre fundador da Companhia de Jesus, renovará nas comunidades cristãs a busca confiante da vontade do Pai, o zelo apaixonado pelo Reino inaugurado por Cristo e a responsabilidade de todos na actual largueza da missão impulsionada pelo Espírito Santo» – informou a agência Ecclesia.


Os CTT colaboraram com a emissão de dois selos comemorativos mas a falta de fé, em Goa, fez com que o corpo de Francisco Xavier, que se manteve em excelente estado de conservação durante séculos, apodrecesse nos últimos anos.

Deus esqueceu-se dele ou a ICAR perdeu a receita.