Loading

Fim de ano na Indonésia

O último dia de 2005 na Indonésia foi marcado por violência religiosa, na forma de mais um ataque bombista num mercado na província de Sulawesi. A mesma província que viu há pouco mais de dois meses três adolescentes serem decapitadas quando se dirigiam para a sua escola católica.

A bomba artesanal explodiu perto de uma banca que vendia carne de porco, numa zona da cidade maioritariamente católica, e vitimou oito pessoas, deixando muitos feridos.

Embora a Constituição da Indonésia afirme «que a nação é baseada na crença de um Deus Supremo» concede a «todas as pessoas o direito de adorar [este Deus Supremo] de acordo com o seu ou sua religião ou crença». Os ultimos anos neste país em que o islamismo é a religião maioritária têm sido palco de violência religiosa, especialmente contra católicos mas também dirigida a movimentos islâmicos liberais, como o Jaringan Islam Liberal (JIL). Grupos radicais islâmicos como o Jemaah Islamiah, que pretende transformar a Indonésia num país islâmico, estritamente sujeito à Sharia, têm sido acusados de uma série de ataques bombistas que incluem o ataque a igrejas cristãs na véspera de Natal de há cinco anos.

Nunca perceberei porque os fundamentalistas de todas as religiões, que não aceitam nem formas de agir nem de pensar diferentes das preconizadas pelas respectivas religiões, se acham no direito de impor a todos a sua religião e os seus dogmas anacrónicos, sejam alimentares, de escolha sexual ou referentes aos direitos reprodutivos das mulheres. E estes fundamentalismos não se restringem aos islâmicos, como os recentes acontecimentos em Timor indicam.