Loading

Os Andorinhos andam mais bonitões…

Nos últimos 30 anos foram observadas mais de 1.500 mudanças morfológicas em espécies por todo mundo, documentando os processos naturais da evolução. Agora chega-nos a notícia das mudanças mais dramáticas de que há conhecimento: um aumento em 10% das penas posteriores laterais nas andorinhas macho do norte da Europa.

Anders Pape Moller da Universidade Pierre e Marie Curie de Paris, juntamente com o seu colega, Tibor Szep do Colégio de Nyiregyhaza na Hungria,medem há 20 anos as características físicas das andorinhas europeias. Neste período de tempo assistiram a mudanças dramáticas nos machos da espécie.

A andorinha europeia realiza um ciclo anual de migração entre o norte da Europa e a África do Sul atravessando um hemisfério entre os seus terrenos de procriação no norte da Europa e os de invernia na África do Sul. Pelo meio, encontram o Sahara.

A hipótese apresentada por Moller e Szep indica que as modificações globais no clima, ao aumentarem as fronteiras do Sahara introduziram também uma maior pressão evolutiva nas espécies migratórias que o atravessam. Assim, ao tornar-se mais difícil atravessar o Sahara só os machos com características genéticas de maior estamina e saúde natural conseguem sobreviver às dificuldades acrescidas. Essas vantagens genéticas manifestam-se por sua vez durante o periodo de acasalamento no crescimento de enormes e saudáveis penas. Outros biólogos evolucionistas, no entanto, acham que para uma mudança tão dramática deverá haver a sobreposição de várias pressões selectivas que proporcionaram esta mudança tão significativa.

Quantos aos criacionistas que passavam o tempo a reclamar que a evolução não se via a olhos vistos: mostrem-lhes agora o cu das andorinhas, se fazem favor…