Loading

Missa apeada

O bispo D. Paulo Moretto proibiu o padre Dirceu Rigo de rezar a missa montado num cavalo.

Não estava em causa a assistência do cavalo à missa, sabendo-se que não tendo alma, há-de a alimária apreciar mais a palha do que a eucaristia. Aliás, os cavalos, sobretudo os da GNR, em Portugal, há muitos anos que se habituaram à liturgia e, alguns, não passam mesmo sem a sua procissão anual e uma missa de acção de graças.

O padre e os crentes ficaram decepcionados pois a missa a cavalo fazia parte da 2.ª Cavalgada da Fé, promovida durante a 10ª Festa Campeira Estadual, na localidade de Vila Oliva. A 1.ª Cavalgada da Fé, realizada anteriormente, entrou para o livro Guiness dos Recordes. Desta vez o bispo proibiu, com o argumento de que a missa sobre o lombo do cavalo contraria os princípios da Igreja e desrespeita a eucaristia, sendo omisso sobre o lombo de burros, paroquianos, elefantes e outros espécimes zoológicos.

O padre e os fiéis ficaram desapontados e argumentaram que já houve missas em camiões. D. Paulo Moretto foi inflexível.

De futuro, as Cavalgadas da Fé, face ao veredicto do bispo, só terão lugar se o padre Dirceu Rigo se meter debaixo do cavalo. Invertem-se as posições mas salva-se a fé e a liturgia.