Loading
  • 4 de Fevereiro, 2011
  • Por Carlos Esperança
  • Vaticano

O negócio dos milagres

Qualquer empresa que não inove, está condenada a desaparecer mas a ICAR consegue sobreviver com as velhas superstições e pequenos acertos na coreografia das missas.

Perdeu o negócio das indulgências e o das bulas que despenalizavam o pecado de comer carne às sextas-feiras. O Purgatório, a mais rentável invenção, começou a criar dúvidas. Lá se foi o hábito de trinta missas por cada defunto, acrescidas com as dos aniversários. Foi um rude golpe para os honorários eclesiásticos.

Sobraram os milagres, em que a Igreja católica era comedida, para que a clientela não desconfiasse da fartura e deixasse de os levar a sério, mas a cupidez dos dois últimos Papas relançou os prodígios em doses industriais para deixar estupefactos os crentes mais simples e divertidos os mais elaborados.

Em Portugal, a cura da D. Emília de Jesus foi obra de três médicos de Leiria, pai, mãe e filha, conhecidos pela devoção aos pastorinhos e a ligação a Fátima.

O milagre de D. Nuno foi uma vergonha para o guerreiro e um espanto para as pessoas sensatas. O olho esquerdo da D. Guilhermina valeu o milagre pífio que fabricou o santo duvidoso.

Com estes truques não vão longe.