Loading
  • 15 de Junho, 2010
  • Por Carlos Esperança
  • AAP

Literatura ateísta

Deus o Homem e a Verdade

Editora: Argusnauta

Este livro, do sócio da Associação Ateísta Portuguesa (AAP), mereceu de Vítor Fonseca este comentário:

Acompanhei, entre duas bicas, a feitura de ‘Deus, o Homem e a Verdade’, do meu amigo Manuel Sousa Figueiredo.

Apercebi-me haver matéria para um livro capaz de abrir novos horizontes a uma temática de todos os tempos: Deus, a sua eventual existência e a sua obra máxima: a criação do Homem.

As expectativas foram ultrapassadas: utilizando um raciocínio frio e objectivo, utilizando fundamentalmente como fontes textos da Igreja de Roma, ou da sua hierarquia, analisa e critica a publicitada actuação de Deus como Criador do Universo, e a actuação do Homem no mundo que compartilha com os outros animais.

São apontadas em pormenor as contradições existentes na doutrina da Igreja, bem como dissecada a actuação dos seus representantes ao longo dos dois últimos milénios.

É uma obra com originalidade, porque quase exclusivamente utilizando factos, aos quais é aplicado um raciocínio baseado na lógica, fundamentando conclusões que, como tal, o autor entende irrefutáveis.
É um enorme abanão numa instituição entendida como decadente, utilizada para fins que em nada correspondem à imagem dos ensinamentos de Cristo, a qual considera condenada a desaparecer, em termos históricos, num curto prazo de tempo.

A minha opinião? É uma obra imperdível. A inteligência deve ser ouvida.