Loading

Prometeu

Rocco Buttiglione, o mártir do momento, dá-nos esta pérola de entrevista.

O homem tem um descaramento e um à vontade com a manipulação da verdade e dos factos que eu só posso dizer: Ratzinger, meu velho, cuida-te porque já estão a preparar o teu sucessor (ou será que ele vai engrossar as listas dos santos?). Jura a pés juntos que não é a favor da discriminação e no entanto afirma que não poderia propor medidas contra a sua fé…o que ele pensava é que conseguia passar as suas atitudes discriminatórias através das legalidades bizantinas que caracterizam todo o funcionamento interno da UE, mas enganou-se, os ventos mudaram e os senhores de Roma não gostaram.

Até aqui nada de novo, mas depois disso a coisa fica mais interessante. Segundo Buttiglione existe uma malévola conspiração com o objectivo de destruir os valores cristãos, mais, os mestres (invisíveis?) desta conspiração querem que todos possam ser como quiserem. Para quem ainda não percebeu, este senhor reclama como direito universal, dentro da liberdade religiosa, vincular uma sociedade inteira às suas crenças, e de discriminar aqueles que não obedeçam – o direito de discriminar. Uma coisa que eu ainda não percebi é como é que se cria uma ortodoxia opressiva e violenta dando liberdade aos cidadãos europeus, mas deve ser mais um mistério como o 3º segredo de Fátima.

Outra curiosidade é como é que nesta sociedade opressiva, em que os cristãos são verdadeiros mártires a lutar contra a gigantesca besta, que são os defensores da liberdade individual, é que ninguém o proibiu de pensar ou de falar (senão não estaria a dar a entrevista).

Termina com uma verdadeira diatribe sobre a sua defesa heróica dos valores europeus (ainda me estou a rir desta) e em que se intitula como defensor do liberalismo e da liberdade de expressão. Agora é que ele me confundiu. O que é que o catolicismo romano tem a haver com o liberalismo? É que eu não estou mesmo a ver…liberdade de pensar? Não. O Vaticano faz isso pelos seus crentes. De agir? Não. O Vaticano trata de criar, através de pressões políticas, medidas discriminatórias contra os que não dobram os joelhos. Se não têm nem permitem liberdade de pensar ou agir qual é a relação com o liberalismo? Ah, já percebi!

São opostos.