Loading

diarreia verbal

«[…] “Não há amor sem sofrimento e dor”, já tinha avisado o presidente da Conferência Episcopal quando foi apresentado o “Divórcio na Hora”, um portal de internet de iniciativa de privados, aproveitando as potencialidades do novo Cartão Único do cidadão para simplificar alguns procedimentos burocráticos.

Esta quinta-feira foram várias as vozes da Igreja Católica que se levantaram contra a mudança da lei do divórcio, que visa acabar com o longo calvário dos divórcios litigiosos. O padre Duarte da Cunha, que foi responsável na diocese de Lisboa pela Pastoral da Família, foi o que se destacou, ao acusar as propostas do Bloco e do PS de “sentimentalização excessiva do amor”.

Este professor de teologia, filosofia e antropologia do matrimónio na Universidade Católica acrescenta que “o amor é uma construção permanente, não é algo que se sente um dia e no outro não”. Daqui, o sacerdote partiu para a associação destas propostas à “desagregação da família” e à “violência dos jovens”, tudo “sinais de uma sociedade que não cuida de si”.

Para rematar a sua oposição à mudança da lei do divórcio, o padre Duarte da Cunha deixou ainda ao Diário de Notícias uma pergunta: “Só se pensa na liberdade do que se quer divorciar. E onde está a liberdade do que não se quer divorciar?” […]»

(Esquerda.Net --- 28-Mar-2008)

(também no Esquerda Republicana)