Loading
  • 2 de Fevereiro, 2015
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

“EM VERDADE VOS DIGO” – Crónica Ateísta (10)

Por

Onofre Varela

Sobre Francisco I (1)

Para um ateu o Papa tem a mesma importância de um chefe de Estado; que é isso mesmo que ele é: chefe do Estado do Vaticano. Porém, para as sociedades religiosas frequentadoras da Igreja Católica, o Papa é muito mais do que isso… é, também, uma autoridade religiosa e um símbolo moral. Houve tempo em que se afirmava ser, o Papa ,“o representante de Deus na Terra”, o que não passava de um disparate infantilizado.

A história da Igreja está recheada de atitudes papais negativas, quer pela prepotência e arrogância históricas, quer por actos criminosos que gozavam de impunidade no tempo em que a Igreja ditava leis e ordenava sobre tudo e sobre todos. Porém, a mesma história também conta com exemplos positivos. É o caso do Papa actual, Francisco I,que tem sido referenciado como um clérigo exemplar, incorruptível e dono de uma moral sã que quer ver consagrada (nos termos de a tornar durável) em todos os locais onde haja um sacerdote católico.

O jornal espanhol El País de 18/11/2014 e o Jornal de Notícias de 25/11/2014 noticiaram que um jovem de Granada (Espanha), hoje um professor com 24 anos e elemento do Opus Dei, foi abusado sexualmente, no início da juventude, numa instituição religiosa, após um sacerdote o ter induzido a abandonar a casa dos pais, aos 17 anos, passando a ser visitado no seu quarto por três sacerdotes e um leigo, que o violavam sistematicamente, numa comunidade intitulada “Clã dos Romanes” em homenagem ao seu líder, o padre Román Velázquez de Castro.

Recentemente, não conseguindo esquecer nem calar por mais tempo o crime de abuso sexual de que foi vítima, e considerando que outros jovens podiam estar a passar pela mesma agonia, o jovem decidiu escrever uma carta a Francisco I contando o seu infortúnio.

No dia 10 de Agosto de 2014, o Papa telefonou ao jovem. O teor desse telefonema e as suas consequências serão aqui abordadas na próxima edição.
(Continua)

OV
(O autor escreve sem obedecer ao último Acordo Ortográfico)

Diário de uns Ateus – Texto publicado na GAZETA DE PAÇOS DE FERREIRA, um jornal que acolhe a opinião de um ateu.