Loading
  • 4 de Setembro, 2020
  • Por João Monteiro
  • Ateísmo

Intercessão de Nossa Senhora do Monte?

No mês passado, a 15 de Agosto, teve lugar a festa de Nossa Senhora do Monte, na Madeira. Durante a celebração, Nuno Brás, bispo do Funchal, atribuiu a ausência de óbitos causados por COVID-19 na Madeira à intercessão de Nossa Senhora do Monte, padroeira da região. O bispo fizera um apelo à referida santa durante uma oração e, “por uma questão de fé”, a santa teria intercedido. [1] Será esta uma prova de intervenção divina? Não, como veremos.

Os crentes acreditam no bispo enquanto autoridade, mas os cépticos e ateus colocam em questão a história e compreendem o que está em causa. A narrativa do bispo assenta na falácia conhecida como “post hoc, ergo propter hoc”, que significa “depois disso, logo por causa disso”. Por outras palavras, depois do bispo ter feito o pedido durante a oração verificou-se a persistência na ausência de óbitos, pelo que concluiu que tal se deveu à reza, atribuindo uma causalidade onde ela não existe. O bispo sabe disso e sabe que a qualquer altura a situação pode mudar, por isso mais à frente afirma: “poderá acontecer que, nos tempos futuros, sucedam mortes ou uma qualquer outra desgraça causada ainda por esta pandemia que teima em não desaparecer”. Então, podemos questionarmos sobre qual o significado da intenção divina caso surjam óbitos na região: quer dizer que a santa deixou de ouvir? Quer dizer que a fé do bispo e da população diminuiu ou se extinguiu? Quer dizer que outras “forças” superiores à da santa terão actuado? Quer dizer que a santa abandonou a sua população? Tantas perguntas.

O bispo também diz que é “importante agradecer as graças recebidas no controlo da pandemia”, como se as forças celestiais tivessem tido qualquer influência. Nós, ateus, afirmamos que se deveria agradecer aos médicos, enfermeiros e restantes profissionais de saúde, assim como aos cientistas pelo empenho no combate à doença, assim como também à própria população por ter seguido responsavelmente os cuidados de saúde.

O bispo recorre ainda a outra falácia, a do Cherry Picking, conhecida como escolha de dados, uma vez que ao mencionar o número nulo de óbitos escondeu os 130 infetados na região (números de Agosto). Se a santa pode evitar mortes, porque não evitou que as pessoas ficassem doentes? A resposta é porque a santa não tem poder de ação, pelo facto de ser uma entidade que não é real.

É que nem as mortes da sua população ela consegue evitar, como nos lembra um evento trágico passado. Na mesma celebração, mas a 15 de Agosto de 2017, um carvalho centenário abateu-se sobre as pessoas que aguardavam a passagem do cortejo religioso, originando 13 mortos e cinco dezenas de feridos.

Outros exemplos poderiam ser dados para demonstrar a ausência de qualquer intervenção espiritual. Fica a pergunta: acreditam mesmo que anjos, santos ou deuses podem intervir? Se sim, porque não fazem “sempre”? Porquê tanto sofrimento humano quando se acredita existir um grande e benévolo poder divino? Os crentes responderão que os mistérios de deus são insondáveis ou porque existe o livre-arbítrio. Para nós, essas respostas demonstram resignação e acomodação. A nossa resposta é porque essas entidades só existem na nossa imaginação, resultado de criação humana.

Imagem de Geraldine Dukes por Pixabay

Fonte da notícia:

[1] – https://observador.pt/2020/08/15/covid-19-bispo-atribui-inexistencia-de-obitos-na-madeira-a-nossa-senhora-do-monte/