Loading
  • 8 de Abril, 2014
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

As Guerras da Fé (6/6)

Nicole Guardiola que acaba de ser publicado na revista “AFRICA 21″, edição n.º 84 de Abril 2014 e com o título “As Guerras da Fé.

 

A IURD e o negocio da  Fé

Os pastores brasileiros foram  a ponta de lança do evangelismo na Africa lusofona com a Igreja Universal do Reino de Deus (IURD) á cabeça. Criada em 1977 no Rio a Igreja do «bispo Macedo» teve um crescimento espectacular no Brasil onde conta cerca de 2 milhões de fieis, o que faz dela apenas a terceira das igrejas evangelicas deste pais.  Mas em Moçambique e Angola, onde chegou na decada de 90 ê de longe a mais visivel e influente.

Furiosamente hostil a Igreja Catolica  (que acusa de idolatria) mas tambem ao Islão (considerado demoniaco) a IURD combate tambem os «falsos profetas» na origem de algumas igrejas nativas (tocoista em Angola, zionistas em Moçambique). A sua maior força reside no «Evangelho da Prosperidade» e na promessa de por fim á  todos os males a traves da oração mas tambem da açao social e caritativa. «Deixa de sofrer» è o lema mais apelativo da IURD que  investe fortemente no «evangelismo eletrônico» para erradicar « doenças, maldições, depressão, insônia, a violência e o medo em nome de Jesus».

No último dia de 2012 a morte de 13 pessoas esmagadas pela multidão de cerca de 250 000 fieis que pretendiam assistir á «Vigilia da Virada – O dia do Fim» (autorizada) no Estadio da Cidadela de Luanda (com capacidade limitada á 70 000) levou as autoridades angolanas á suspender durante 90 dias todas as actividades da IURD.

Edir Macedo cuja fortuna pessoal  é avaliada em 1200 milhões de dólares só no Brasil e reside actualmente nos EUA tem sido acusado de burla, enriquecimento ilicito e fraude fiscal em ambos os paises. Jogadores de futebol (Pelé, Kaká, Edmilson, Galvão), artistas e politicos brasileiros (19 deputados eleitos nas listas do PRB) contam-se entre os mais famosos  propagandistas da «Universal».