Loading
  • 7 de Janeiro, 2014
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

A honra, a fé e a tradição

O crime de honra é uma velha tradição que se observa nos meios mais reacionários e embrutecidos. Deus é um ser misógino que odeia a mulher, acima de todas as coisas, e o amor como algo vergonhoso.

A mulher é um ser desprezível que se destina a assegurar a reprodução da espécie, servir o marido e ensinar a doutrina aos filhos. Amar não é só o distúrbio dos sentidos, é uma ofensa para a família que apenas se admite no matrimónio canónico, sem manifestações lascivas ou trejeitos mundanos, sem outro fim que não seja o da prossecução da espécie.

Recordo a aldeia da minha infância, onde as mães solteiras eram expulsas de casa, pelo pai, lançadas na prostituição, para que a honra da família ficasse limpa. E o responsável pela prenhez podia sofrer o fio da navalha que lhe furasse as tripas por não ter reparado com o casamento a desonra da família aviltada.

Há nestes crimes cruéis várias infâmias que se perpetuam nos meios rurais, analfabetos e fortemente religiosos: considerar a mulher como ser inferior e a sexualidade um tabu; ignorar os direitos humanos, em geral, e os da mulher, em particular; culto exacerbado da tradição e a conservação de preconceitos hediondos.

Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal, na função pública eram consideradas «faltas injustificadas» as ausências, por motivo de parto, de mães solteiras. Que raio de país!

Pobres homens que não merecem que, ao menos uma vez na vida, uma mulher lhes diga «amo-te», porque as feras não merecem ser amadas e os brutos não apreciam.

Ainda hoje, em largas zonas do globo, feudos do Islão retrógrado e cruel mostram o pior que era Portugal. Não são países, são cárceres da fé onde o amor é crime e o crime um sacramento.