Loading
  • 20 de Setembro, 2013
  • Por Carlos Esperança
  • Ateísmo

O Papa Francisco e a Igreja católica

Agora que, com este papa, “a misericórdia de Deus chega aos ateus” é altura de os ateus terem misericórdia por uma Igreja cujo passado, à semelhança das outras, teve um velho comportamento de intolerância, perseguições e interditos.

As Igrejas, na obediência aos seus deuses, entidades que conseguem reunir em si tudo o que de pior os homens são capazes, foram sempre entraves ao progresso e detonadoras do ódio entre os adeptos de deuses rivais.

Cada uma das Igrejas julga que o deus de qualquer outra é falso. E nisso têm certamente razão. É esse ponto comum, que nos une, que convém exaltar . Os ateus só consideram falso mais um deus e uma religião mais. No fundo somos todos ateus.

É salutar que ninguém reclame superioridade moral e que aprendamos todos, com os erros, a partilhar o planeta comum e os seus recursos.

Espero que a abertura do atual papa ao mundo moderno não seja um golpe jesuítico mas uma genuína vontade de aceitar o património herdado do Iluminismo, uma compreensão sobre os valores da Revolução Francesa que trouxeram ao mundo o humanismo que não se encontra nos livros sagrados de qualquer religião.

Há crentes com incontestáveis qualidades humanas, tal como os ateus, e, nuns e noutros, há exemplos de perversidade que urge erradicar. Que Deus exista ou não é uma questão que só interessa aos funcionários religiosos e aos exaltados da crença.

Será assim tão importante que se acredite num ser hipotético ao ponto de haver quem se disponha a matar e a morrer para o impor? Ou há princípios humanistas que devem ser comuns a todos os homens, a começar pela defesa da igualdade de género e a acabar na luta comum contra o racismo, a xenofobia e o tribalismo?

Recordo um verso de uma balada: «se todos os homens do mundo quisessem dar-se as mãos…»