Loading

Venha a nós o vosso reino

– «Enfrentamos um dilema, se damos a impressão de sermos demasiado ricos, o povo não nos “apoia”; se parecemos pobres de mais, perdemos o seu respeito»; confidencia um cardeal milionário no livro de Nino lo Bello: O Empório do Vaticano. Quiçá uma das expressões menos lisonjeiras, ouvidas em Roma; utilizada por católicos e usada há pelo menos cinco séculos para descrever os negócios papais, seja: – La Bottega del Papa, ou La Santa Bottega-, “A loja do Papa”. Eles referem-se não apenas aos interiores dourados das igrejas e santuários mas também às riquezas do Papa. Quando os italianos discutem o Vaticano, acabam quase sempre por encolher os ombros e lembrar-nos que “l`oro non fa odore”.

Os leigos obedecem e não questionam a sua religião ou os elementos dedicados que a ministram, com assuntos práticos e terra-a-terra, como dinheiro e economia. A maioria dos católicos não pensa no Vaticano como uma empresa financeira, ou seja, como um centro nervoso da alta finança, organização interessada em lucros, activo e passivo com receitas e despesas. A noção de que o Papa é multimilionário, e que a sua Igreja não é apenas uma instituição religiosa mas essencialmente um gigantesco império financeiro, passa despercebido à maioria dos fiéis.

O estado do Vaticano é a comunidade mais singular do mundo, ao contrário das outras nações, não dispõe de indústria válida, agricultura ou recursos naturais, no entanto, enfileira ao lado dos países mais ricos do planeta. A riqueza ostensiva do enclave de 108,7 acres, dentro das sólidas Muralhas Leoninas, – igrejas magnificentes, muitos milhares de tesouros artísticos e manuscritos preciosos -, apenas servem de cume visível ao “icebergue” financeiro, já que a parte mais vultosa jaz abaixo da superfície num secretismo total.

Único Estado soberano que jamais publica um orçamento. Os estádios financeiros da actividade do Vaticano mantêm-se rodeados pelo segredo. O Vaticano é a única religião organizada a guardar estritamente para si os seus negócios venais. Quanto à fortuna do Papa, nem ele nem nós sabemos exactamente o valor. Sabemos apenas que o Vaticano é uma das maiores organizações financeiras do planeta, ocultando as suas operações financeiras cuidadosamente sob um véu de obscuridade e divulgando constantemente uma imagem de falsa pobreza, fazendo passar a ideia de que tem fracos rendimentos e enormes despesas.

O não pagamento de impostos na maior parte dos países onde a igreja católica se instala, a sua total liberdade de acção (que faz a inveja de qualquer homem de negócios) e o secretismo a par da ausência de relatórios de contas ou fiscalização, a que se juntam os contactos diplomáticos e a informação privilegiada, permitem-lhe toda a vantagem sobre os concorrentes, sendo que, no Vaticano, a soma de dois mais dois nunca dá quarto ou vinte e dois, mas centenas de milhares de dólares.

Os quase 90 milhões de dólares pagos por Mussolini ao Papa, resultantes do Tratado de Latrão, rapidamente se transformaram em 550 milhões, pelas mãos de Bernardino Nogara que gastou 26,8 milhões para adquirir ouro aos Estados Unidos, parte desse ouro foi posteriormente revendido aos mesmos, ficando o Vaticano com um lucro líquido final de 21,8 milhões de dólares. A manobra implicou contas do Vaticano em bancos suíços. Pediam ao banco suíço que depositasse dinheiro do Vaticano em Nova Iorque, mas em nome do próprio banco. Seguidamente, providenciavam no sentido de o banco suíço ordenar ao banco americano recipiente que emprestasse dólares a uma firma italiana propriedade do Vaticano. A firma italiana a quem pertencia o dinheiro em primeiro lugar, debitava-se a si própria na conta suíça pelo juro que estava a ser pago na América. Deste modo, o dinheiro do Papa era investido em segurança, e segredo, ao abrigo de qualquer interferência por parte das autoridades italianas, e isto durante um período em que o estado impunha severas restrições cambiais.

– Jamais esquecerei a primeira vez que estive no Banco da cidade do Vaticano; escreve Nino lo Bello no seu livro; – ao observar os caixas a receberem freiras, jesuítas, missionários e bispos. Num momento de acalmia, disse a um dos caixas: – suponho que alguns dos seus clientes, na qualidade de religiosos, não perceberão muito de dinheiros. O jovem deu a resposta correcta à minha demonstração de ingenuidade, comentando com a precisão de uma calculadora: – A minha experiência diz-me que todos eles sabem muito, mas mesmo muito, de dinheiros.

Além do “seu pessoal”, o Vaticano serve-se ainda dos seus uomini di fiducia (homens de confiança) que “cuidam” dos interesses do Vaticano, como laicos. O círculo é restrito e cabe-lhes “dar a cara” no mundo exterior dos negócios. Os nomes do conselho de administração numa determinada empresa ou companhia, constituem normalmente uma indicação sobre se o Vaticano a penetrou.

As empresas industriais e companhias, revelam amiúde o interesse da Igreja nelas, ao incluírem, em qualquer nível, os nomes de “agentes” conhecidos do Vaticano. “Agentes,” não será porventura a palavra mais feliz para descrever os membros do círculo laico interior, mas dá uma ideia precisa dos interesses que estes servem. Sempre que um “nome do Vaticano” aparece no conselho de administração de um serviço público, uma investigação apurará quase invariavelmente, o facto de este possuir interesses minoritários ou maioritários nessa organização.

Estes agentes, no mundo empresarial são conhecidos como os “cães de guarda do Vaticano”. Em Portugal até se atropelam na vil tentativa de subir na escala de interesses e influência, nos mais variados cargos de empresas públicas e privadas. Todos os dias desfilam na comunicação social. Eles têm poder suficiente para “vergar” o país aos interesses que representam, e para tal não olham a meios, e atingem os fins. Esta semana, em que todo o país quase parou, é o exemplo.

Não é difícil perceber como é descaradamente provocatório ao garantir os seus interesses financeiros. O Vaticano não se entrega unicamente ao comércio de Deus; a sua empresa vai muito além Dele.