Loading
  • 22 de Novembro, 2008
  • Por Carlos Esperança
  • Religiões

Judeus cortam relações com o Vaticano (2)

Por

Kavkaz

Em Itália, o Presidente da Assembleia dos rabinos, Giuseppe Laras, anunciou “stop” à colaboração com o Vaticano. A razão para a suspensão da colaboração entre os “irmãos” cristãos, a partir de 2009, tem a ver com o texto da oração católica na “Sexta-feira Santa”. Já este ano não irão comemorar conjuntamente o “Dia do judaísmo”.

Recorda-se que o Papa Bento XVI, em 5 de Fevereiro de 2008, apresentou uma revisão da oração em latim que é lida na “Sexta-feira Santa”. A nova versão recauchutada já não tinha as palavras que muitas organizações de judeus entendiam ser ofensivas, mas continua a apelar à conversão dos judeus. Apesar dos contactos com o Vaticano não foram feitas mais alterações que satisfizessem os judeus e, assim, a oração de “Sexta-feira Santa” divide-os por várias passagens do texto. Além disto, a tentativa do Papa de beatificação de Pio XII contribuiu para o corte do relacionamento.

“Nós não nos imiscuímos nas questões internas da Igreja, – disse Laras. – No entanto, temos o direito de formular o nosso juízo histórico crítico. No período do Shoah (“catástrofe” nazi), o Papa Pacelli (Pio XII) poderia, sem qualquer dúvida, protestar de forma mais activa contra a actividade dos regimes nazi-fascistas”.

O Ministro do Vaticano, Cardeal Giovanni Battista Re, disse que ficou surpreendido com a decisão e manifestou esperança de não ser a decisão final dos rabinos e de que ainda a alterem.

Comentário: Os “irmãos” cristãos nunca se deram bem, mas vão agora dar-se mal para quê?