Loading

Associação Ateísta Portuguesa – Correio recebido

de     Instituto da Democracia Portuguesa <[email protected]>
para     [email protected]
data     3 de março de 2009 18:04
assunto     Mensagem de D. Duarte de Braganca ao Pais (3/3/2009)

ocultar detalhes 18:04 (20 minutos atrás)          Responder

A AAP recebeu hoje esta mensagem.

O Sr. Duarte, por alcunha Duque de Bragança, seguramente Bourbon mas dificilmente Bragança, usa enviar mensagens e dizer inanidades. Ninguém lhe diz, nenhum dos vassalos o informa, que há quase um século que Portugal deixou de ter família real e que os poucos monárquicos que sobraram se comprometeram com a ditadura fascista de um monárquico de Santa Comba Dão depois de terem tentado atrelar-se à do Sidónio.

O Sr. Duarte desconhece que um rei pouco recomendável de quem se julga descendente, apesar da forte improbabilidade, um tal D. Miguel, caceteiro e absolutista, abdicou em Evoramonte de qualquer veleidade ao trono português, quando ainda existia.

O Sr. Duarte ignora que a República extinguiu os títulos nobiliárquicos do mesmo modo que a vacina erradicou a varíola e a sífilis e a esterilidade puseram fim à família de Bragança.

Claro que tem muita graça o ornamento que usa a preceder o nome que o bom senso e o espírito democrático deviam prevenir do ridículo.

Não admira que o Sr. Duarte Pio se considere rei de Portugal. Houve quem se julgasse Napoleão ou D. Afonso Henriques. Surpreende que haja quem o leve a sério e ignore que Portugal é uma República onde os monárquicos são uma reserva ecológica que os republicanos protegem em nome da biodiversidade.

Não há privilégios de sangue que devam manter-se ainda que o sangue, ao contrário do actual caso, não precisasse de provas de ADN.