Loading
  • 15 de Março, 2013
  • Por Carlos Esperança
  • AAP

Associação Ateísta Portuguesa (AAP) Carta aos sócios

Prezado consócio:

«É com profunda alegria que, em meu nome pessoal e em nome de todo o povo português, saúdo o Papa Francisco», lê-se numa mensagem de felicitações enviada por Cavaco Silva ao Papa Francisco I, divulgada na página da Presidência da República na Internet.
***

As saudações do senhor presidente da República ultrapassam a mensagem protocolar habitual para chefes de Estado e, com acentuado cunho pessoal, manifesta «profunda alegria» na saudação ao novo chefe do único Estado totalitário da Europa.

Creio que todos os membros da Associação Ateísta Portuguesa terão, como eu, ficado perplexos pela saudação ao Papa Francisco «em nome de todo o povo português».

Não me revendo na alegria nem na representação que Sua Excelência se atribui para um ato de genuflexão pia, lamento que o respeito que a Constituição impõe para com o PR, não tenha correspondência no respeito que deviam merecer a Sua Excelência os ateus, agnósticos, livres-pensadores e outros cidadãos que condenam o Papa e o Vaticano.

Acresce que o novo papa é claramente homofóbico e misógino, para além das relações suspeitas que teve com Videla, circunstâncias que seguramente merecem aos ateus da AAP o maior repúdio e a mais viva indignação.

Na impossibilidade de recolher a opinião dos colegas da Direção, em tempo útil, para elaborar um comunicado consensual, como é nosso hábito, não quero deixar de lhe transmitir o meu repúdio por termos sido incluídos na «profunda alegria» do PR, certo de que todos desprezamos as teocracias e defendemos afincadamente a laicidade do Estado, constitucionalmente consagrada e debilmente respeitada por Sua Excelência o Presidente da República.

Com a certeza de que continuo em sintonia com as centenas de sócios da AAP, apresento-lhe as minhas cordiais saudações ateístas.

AAP, 14 de março de 2013

a) Presidente da Direção

P. S. A presente carta será publicada no Diário de uns Ateus.