Loading
  • 18 de Fevereiro, 2009
  • Por Carlos Esperança
  • AAP

AAP na comunicação social

Há pouco, 11H40, fui solicitado pelo Rádio Clube Português para comentar as declarações do cardeal Saraiva Martins, proferidas na Figueira da Foz, sobre a homossexualidade, que considerou anormal, e a adopção de crianças por homossexuais, que considera um perigo.

Em resumo, afirmei:

– As declarações do cardeal reflectem as crenças das religiões monoteístas  e o carácter homofóbico da Bíblia. Tem todo o direito a exprimi-las assim como o estado tem a obrigação de as ignorar;

– Ressalvei que não era legítimo confundir os casamentos homossexuais com a adopção de crianças. O primeiro deve ser um direito de adultos a exercer de acordo com a sua orientação sexual;

– Quanto à adopção de crianças, a Associação Ateísta Portuguesa não tomaria qualquer decisão sem o parecer de psicólogos e sociólogos sobre o assunto embora, neste momento, já haja em Portugal crianças legalmente adoptadas por homossexuais;

Tal como o Estado não tem o direito de impor à Igreja os casamentos religiosos homossexuais também à Igreja não assiste o direito de coibir o Estado de os consagrar.

Limitei-me a condenar a recusa da autonomia ética à sociedade por parte das religiões e a constatar o carácter extremista da ICAR numa atitude mimética do Islão.

***

O paradigma de família para a Igreja católica continua a ser o mito bíblico da criação de Adão e Eva, há pouco mais de seis mil anos, com a admissão inevitável do incesto para que o Planeta se povoasse. Semelhante mito está totalmente desacreditado e é inaceitável como modelo único.

Há, aliás, dúvidas  quanto ao apreço divino pela virgindade feminina, o desvelo pela castidade, a exultação com o celibato dos padres e muitas outras crenças atribuídas ao deus que os homens inventaram e de que os sacerdotes reclamam procuração.