Loading

Vitória sobre o nazismo

Faz hoje 62 anos. A vitória dos Aliados sobre o nazismo foi o primeiro e decisivo golpe sobre um totalitarismo que sacrificou milhões de vidas e destruiu numerosos países. A Segunda Grande Guerra começou, de certo modo, em 1936, em Espanha, onde as tropas de Hitler, a Igreja católica (com honrosas excepções) e as tropas do Norte de África, comandadas por um general rude, inculto e devoto, derrubaram o Governo legal para instaurarem uma das mais sanguinárias ditaduras do mundo.

A guerra só terminou em 1945, com a rendição da Alemanha, faz hoje 62 anos.

Pio XII teve, no apoio a Hitler e Mussolini, à semelhança do Opus Dei em relação a Franco, um papel que não envergonha a Igreja católica cujo passado de violência soube honrar, mas que envergonha a humanidade e os homens livres, que fez tábua rasa do iluminismo e da Revolução Francesa.

Depois, muito tempo depois, havia de cair o Muro de Berlim e desmoronar-se o império soviético onde o estalinismo deixou um rasto de sangue a manchar o que podia ter sido uma bela utopia.

Hoje, a disputa da intolerância, a apoteose da crueldade e a demência do proselitismo pertencem às religiões monoteístas, aos exércitos de clérigos e milhares de beatos que querem conduzir as almas ao Paraíso enquanto dilaceram os corpos à bomba, lapidados ou por decapitação.

Enquanto põem os crentes de joelhos e de rastos, os dignitários das religiões intrigam, infiltram-se nos aparelhos de Estado, chantageiam e perseguem para transformar as democracias em charcos de água benta com as leis a cheirarem a incenso.