Loading

Hipocrisia republicana: demissão no Congresso

Ontem foi um dia negro para o partido republicano, GOP, quando Mark Foley, eleito pela Flórida para a Câmara de Representantes*, se demitiu abruptamente na meio de um escândalo – que enche as páginas dos jornais e dos blogs políticos americanos – envolvendo uma troca de emails de conteúdo explicitamente sexual com pelo menos um dos pagens do Congresso. Os pagens são adolescentes, estudantes do ensino secundário, integrantes de um programa em que assistem às aulas sobre supervisão do Congresso e trabalham como mensageiros para os congressistas.

Hipocrita e ironicamente, Foley, um católico pertencente à ala moderada dos republicanos, era a voz mais crítica das leis existentes para combater a pedofilia e a pornografia infantil, sendo o presidente da House Caucus on Missing and Exploited Children. Em 2002 introduziu uma lei que pretendia banir páginas de internet com imagens de pré-adolescentes em poses sexualmente sugestivas, dizendo que «estas páginas não são mais que uma atracção para pedófilos».

Antes do escândalo dos emails, Foley tinha a reeleição nas eleições de Novembro próximo garantida por uma margem larga. A cerca de um mês e meio destas, os republicanos, que já viam a maioria no Congresso ameaçada, tentam limitar os danos deste escândalo, que tem como consequência quase certa a perda do lugar de Foley no Congresso, e as suas repercussões negativas no eleitorado em geral, mais uma machadada nas pretensões do GOP em continuar a dominar o orgão máximo legislativo, supremacia que mantém há uma década.

Na realidade, o eleitorado fiel do GOP é constituído essencialmente por evangélicos brancos para além, claro, dos fundamentalistas cristãos de todas as cores que vêm em Bush um enviado divino para pôr fim à abominável «cultura ateísta» que, para além de permitir que os cientistas continuem a «contaminar» os Estados Unidos com as suas teorias ateístas – e a impedir que as boas«teorias» obscurantistas cristãs sejam livremente difundidas – trivializou matérias tão inadmissíveis como as uniões de facto, a homossexualidade, o sexo, os contraceptivos e o aborto, a tolerância em relação a apóstatas e se traduz em abominações como a recente proposta de alteração das leis anti-discriminação nas escolas da Califórnia. Eleitorado fundamentalista que quer, por todos os meios, uma «renovação cívica», isto é, impôr um regime dominionista puro e duro!

Ou seja, o eleitorado cristão mais fundamentalista, cerca de um terço dos votantes, está apenas interessado no que Bush e o GOP fazem para controlar a sexualidade alheia – e para instalar uma teocracia cristã nos Estados Unidos. O facto de este escândalo dos emails confirmar que um dos cruzados, com conhecimento do GOP uma vez que a troca de emails data de há um ano e o caso foi abafado na altura, é um dos abominados «sodomitas» ou «pervertidos» não abona em favor da dedicação à «causa» cristã do GOP. Apesar de ser pouco provável que os fundamentalistas cristãos votem nos democratas, os analistas políticos indicam que o descontentamento deste eleitorado, que deu a vitória a G. W. Bush, pode traduzir-se na sua ausência das urnas…

Na realidade, o líder da bancada republicana John Boehner (R-Ohio) declarou ao The Washington Post ontem à noite que sabia da existência deste contacto entre Foley – que foi entrevistado pelos republicanos da House Page Board sobre o assunto – e o pagem de 16 anos. Boehner referiu ainda ter falado com o porta-voz do GOP J. Dennis Hastert (R-Illinois) sobre o tema e que Haster lhe tinha garantido estar a tratar do caso. Apenas os democratas não sabiam o que se passava, nomeadamente Dale Kildee, a única representante democrata na House Page Board, que pediu ontem uma investigação para determinar quem sabia o que se passava e quando o soube!

*O Congresso dos Estados Unidos, que detém os poderes legislativos, é composto pelo Senado, com dois senadores por cada Estado eleitos por um período de seis anos, e pela Câmara de Representantes, com um número variável de representantes por Estado, eleitos bianualmente.