Loading

A ciência nos Estados Unidos

Clique na imagem para aumentar

Continuando a sua tradição de homenagear em selo cientistas americanos, o serviço postal americano acrescentou uma nova série à lista que já incluia John von Neumann*, Barbara McClintock, Richard P. Feynman e Jonas Salk entre outros. Considerando que a ciência nos Estados Unidos está sob ataque cerrado do governo de G. W. Bush e dos seus devotos apoiantes, de que o post anterior é apenas mais um exemplo a Stay Free Magazine propõe no seu blog esta série dos American Scientists, muito mais em conformidade com a visão exegética da ciência do actual governo.

Para os menos familiares com a política norte-americana, William Jennings Bryan, um fundamentalista cristão assumido, muito envolvido no julgamento de Scopes (o famoso Monkey Trial), atribuia a Darwin todos os males do mundo; G.W. Bush não necessita apresentação; Rick Santorum, um católico fundamentalista, é um imbecil que introduziu o que ficou conhecido como Santorum Amendment, uma emenda à lei de financiamento da educação pública que promovia a IDiotia e questionava o ensino da ateia evolução, finalmente Deus é o mito que os fundamentalistas americanos consideram ter fundado o seu país!

*John von Neumann, um matemático húngaro de origem judaica que se naturalizou americano em 1937, considerado o mais brilhante matemático de sempre, contribuiu especialmente para o desenvolvimento da Mecânica Quântica, Teoria dos conjuntos, Ciência da Computação, Economia e Teoria dos Jogos mas deu contribuições preciosas praticamente em todas as áreas da Matemática. Foi um dos construtores do primeiro computador, o ENIAC (Eletronical Numerical Integrator And Computer).

A base matemática rigorosa da mecânica quântica só foi estabelecida após a publicação, em 1933, do livro de Neumann The Mathematical Foundations of Quantum Mechanics.

Neumann decidiu desenvolver a sua própria versão da mecânica quântica após ter assistido a uma conferência de Heisenberg sobre mecânica matricial. No seu livro, Neumann descreve a sua teoria de operadores (álgebra de Neumann) que criou para explicar determinados aspectos da mecânica quântica. Em grande parte devido ao seu trabalho, foi provada a equivalência matemática entre as formulações de Schrödinger e Heisenberg. A mecânica ondulatória de Schrödinger tornou-se o método mais popular por ser menos abstracta, menos hermética e consequentemente mais fácil de entender que a mecânica matricial de Heisenberg. Também em 1933 von Neumann resolveu o quinto problema de Hilbert.

David Hilbert, um dos mais importantes matemáticos da era moderna – que, na Universidade de Göttingen, foi professor de Born, Heisenberg, Jordon e do próprio von Neumann – apresentou os famosos 23 problemas com que desafiou os melhores matemáticos do século XX no International Congress of Mathematicians em Paris. O trabalho de Hilbert no espaço de infinitas dimensões, conhecido por espaço de Hilbert, foi igualmente imprescíndivel ao desenvolvimento da mecânica quântica.