Loading

Deus é o meu arquitecto

O pastor Jeff Carroll da Cedar Grove Methodist Church, no Alabama, parece pensar que o governo não deveria ter direito de se imiscuir em assuntos da Igreja (embora o contrário não seja verdade) mesmo em «pequenos» detalhes como licenças de construção. Por isso, não se deu ao trabalho de obter uma quando «ajudou» a sua congregação a construir a sua nova igreja. Para que é necessária a permissão de um qualquer inspector quando à partida se tem a permissão mais «sagrada» que existe?

Mas aparentemente o divino arquitecto tem um sentido de humor algo bizarro e resolveu destruir todo o trabalho da congregação no momento em que este foi completado: o telhado da novissima igreja ruiu numa quinta-feira à noite. Claro que o pastor se apressou a agradecer ao «divino» brincalhão ter resolvido fazê-lo quando ninguém se encontrava lá dentro:

«Graças a Deus ninguém ficou ferido. Ele escolheu deixar o telhado cair numa quinta-feira à noite quando ninguém estava lá».

Na atribuição das culpas do sucedido Carrol, claro, procura causas mais mundanas. Que segundo ele nada teriam a ver com o facto de que «as plantas para a igreja foram feitos por um dos membros da Igreja e pela sua filha depois de olharem para figuras na internet» mas com traves «defeituosas».

Carroll, ele próprio um construtor civil e que acha ser a ignorância uma desculpa para pôr em risco a vida de 500 pessoas, afirmou não saber serem necessários quaisquer requisitos legais para a dita construção e diz que permanece céptico sobre a legitimidade de um orgão governamental ter algo a dizer acerca de como uma igreja deve ser construída:

«Se a Igreja e o estado estão separados não percebo porque eles pensam que têm jurisdição».

Carroll esperava que o seguro da nova igreja cobrisse o colapso do telhado mas a companhia de seguros em questão não aceitou o pedido de indemnização.