Loading

O anti-semita Mel Gibson

Há dois anos o Carlos escreveu, a propósito do filme «a Paixão de Cristo» – que não vi, não sou apreciadora deste tipo de ficção fantástica xenófoba – «Mel Gibson é um fanático, reaccionário e cruel – futuro santo da ICAR – que se masturba com o sofrimento e traz de regresso o anti-semitismo que, após a segunda grande guerra, tem estado entre parêntesis».

Os recentes acontecimentos confirmam o anti-semitismo do católico conservador, cujo pai é um assumido negador do Holocausto.

De facto, Mel Gibson, foi detido na sexta-feira, na Califórnia, depois de ter sido apanhado pelas autoridades a conduzir embriagado.

Mel Gibson seguia na auto-estrada do Pacífico, quando foi interceptado numa operação de fiscalização, depois de ter sido detectado em «claro excesso de velocidade».

O actor, depois de uma exibição deplorável de vernáculo, lançou-se numa longa tirada anti-semita que culminou com a declaração «Os judeus são responsáveis por todas as guerras que já aconteceram no mundo» perguntando de seguida a um dos polícias, James Mee: «Você é judeu?».

Toda a intervenção foi gravada em audio por um dos polícias e pode ser ouvida aqui.

Entretanto o actor pediu desculpas pelo seu comportamento. Este pedido de desculpas, em que Mel Gibson reconhece abertamente ter proferido declarações anti-semitas, foi aceite pela Liga Contra a Difamação que tinha considerado o seu primeiro pedido insuficiente e pretendia que Gibson fosse severamente punido. «Parece que a combinação de algumas bebidas e a prisão revelou o seu verdadeiro carácter», declarou Abraham Foxman, o director da Liga Contra a Difamação, que já tinha alguns diferendos com o actor e realizador a propósito das declarações deste quando do lançamento do filme «A Paixão de Cristo».

Na altura as acusações de anti-semitismo a Gibson, nomeadamente «se ele pode dizer que há uma cabala de judeus laicos liberais que querem culpar a Igreja Católica pelo Holocausto isso é a conversa anti-semita clássica» foram repudiadas com grande indignação e fanfarras como calúnias. Parece que os recentes acontecimentos deram razão a Foxman…

Devido ao incidente a rede de televisão ABC cancelou uma mini-série sobre o Holocausto a ser produzida por Mel Gibson. De facto, um anti-semita realizar uma série sobre o Holocausto não me parece uma boa ideia. Mel Gibson já fez estragos q.b com o espectáculo sado masoquista, uma representação realista de que de facto o negócio das religiões é violência que simultaneamente deixa claro em todos os fotogramas que os judeus são o inimigo que é «A Paixão de Cristo», tão elogiada por João Paulo II.

Tanto que, pela primeira vez, a Sala de Imprensa da Santa Sé emitiu uma nota, depois de João Paulo II ter visionado o filme, assegurando que a história contada por Gibson «é uma transposição cinematográfica do facto histórico da Paixão de Jesus Cristo segundo o relato evangélico».