Loading

Canonização dos pastorinhos

A indústria dos milagres não pára de lançar novos modelos. O dinamismo que JP2, papa supersticioso que acreditava em Deus, imprimiu à Congregação para as Causas dos Santos, mantém-se com B16.

Ninguém esperava que o frio inquisidor viesse negar o charlatanismo e as mentiras mais boçais mas, pensaram alguns, que preservasse do ridículo a ICAR e do constrangimento os crentes mais sensatos.

Nem todos os que se empanturram em hóstias são tão crédulos como João César das Neves ou têm a desfaçatez de exibir um ar bovino com as maravilhas que Deus obra para alguns pobres diabos a quem antes tramou com a moléstia.

Os dois pastorinhos que puseram a andar a D. Emília, a entrevada de Leiria que morreu a seguir, completamente curada, preparam-se para ver aprovado um novo milagre.

O anterior foi confirmado por «três médicos diferentes», segundo informou a ICAR – o Dr. Felizardo Prezado dos Santos, a Dr.ª Fernanda Brum (esposa) e uma psiquiatra, filha de ambos, todos militantes em organismos católicos.

O vice-postulador para a causa da canonização dos Pastorinhos, padre Luís Kondor, já entregou em 30 de Dezembro, no Vaticano, um milagre na área da endocrinologia.

Alguns factos importantes que devem envaidecer os portugueses:

– É inédito que os milagres aconteçam por intercessão de crianças (Francisco e Jacinta) que, naturalmente, continuam mortos, como todos os santos, excepto o Santo Padre;

– Trata-se de uma joint venture (um milagre feito a meias, tal como o primeiro em que as crianças se iniciaram no ramo da ortopedia);

– O milagre foi realizado pela televisão (a mãe do bebé Filipe Moura Marques assistia na Suíça à beatificação dos taumaturgos e ajoelhou-se, com o pequeno ao colo, a rezar). No controlo seguinte, a criança estava curada e não precisou mais de insulina.

– Na versão anterior a mãe teria feito um périplo de joelhos à volta do aparelho, com a criança ao colo. Na versão definitiva a graça foi concedida em posição mais confortável da mendicante.

O Diário Ateísta felicita Deus pela bondade para com o menino Filipe mas preferia que não lhe tivesse mandado a doença. Quando ao Francisco e à Jacinta, deseja-lhes uma tão longa carreira de milagres quão curta foi a sua vida de miséria, ignorância e fé.