Loading

Milagre ou abuso de confiança ?

Um abade director financeiro da diocese de Ajaccio foi detido

O abade responsável pelas finanças da diocese de Ajaccio, Antoine Videau, 60 anos, está a ser investigado pela polícia judiciária por ordem do juiz que o acusa de «abuso de confiança agravado» e «falsificação da contabilidade».

A vida de ostentação do devoto pároco de Calaccucia (Alta Córsega) e a abertura de contas em nome de terceiros motivaram a desconfiança e as investigações que levaram o juiz de instrução Jean-Philipe Lejeune a colocá-lo em prisão provisória, noticia hoje «Le Monde».

Apesar do passado do reverendo Videau, as preocupações da diocese com a divulgação do escândalo acabaram por só agora tornar possível substituir as viagens longínquas que o padre costumava fazer pela vida sedentária da prisão.

No entanto o padre pode argumentar que lhe apareceu «Notre Dame de Calacuccia» que, não sendo tão poderosa como a de Lurdes ou a de Fátima, há-de ser mais conhecida que a Nossa Senhora da Malveira.

Basta alegar que todos os dias lhe aparecia a dita Virgem, desde 1999 a 2004, e que lhe dizia como proceder para evitar que aquele dinheiro, que as beatas confiavam à diocese, servisse para alimentar a concupiscência episcopal. Era ela que lhe dizia como usar tão grandes somas e que ele, padre e contabilista, devia retirá-las para obras pias.

Foi a dita santa, a quem o padre se afeiçoara, que o aconselhou a fazer grandes viagens e usar esse dinheiro para minorar a pobreza dos sítios paradisíacos que lhe indicava.

Agora resta à diocese aceitar a verdade do milagre, e propor a elevação do padre Videau a beato, ou negá-lo. Neste caso – como ensinava Tomás da Fonseca -, põe em causa outros bem mais absurdos e lança o descrédito sobre a abundância de milagres conferidos por JP2 para criar a multidão de beatos e santos com que enriqueceu a ICAR e ridicularizou a inteligência humana.