Loading

Fundamentalismo cristão desastroso para o Uganda

O Uganda é um exemplo de sucesso no combate à disseminação do HIV. Graças ao programa ABC (abstem-te, sê fiel e, se não seguires as duas primeiras, usa preservativo) as taxas de infecção baixaram de cerca de 30% nos anos 80 para cerca de 5% actualmente. O programa ABC assenta primariamente em informação e todas as estações de rádio ugandesas, com muitos protestos por parte dos moralistas religiosos, se envolveram na difícil tarefa de informar a população sobre a doença, como prevenir e como usar correctamente preservativos. Um trabalho importante foi desenvolvido localmente por grupos de pessoas infectadas com o vírus que andam de aldeia em aldeia em campanhas de informação e prevenção.

Os moralistas religiosos, nomeadamente na Casa Branca, usam falaciosamente os excelentes resultados ugandeses no combate à SIDA assumindo que apenas o A&B (abstinência e fidelidade) do programa é seguido. O que está longe da realidade! E o piedoso G.W. Bush conseguiu que fosse aprovado um plano de combate à SIDA no continente africano em que os programas exclusivamente A&B recebem a fatia grande do orçamento. Pondo em perigo o combate à disseminação deste flagelo.

Assim, em muitos locais do Uganda há falta de preservativos, como resultado das políticas forçando a abstinência e fidelidade. Nomeadamente devido ao facto de o governo ter cessado há 10 meses a distribuição grátis de preservativos que correspondia a um total de cerca de 80 milhões/ano.

Hoje decorre em Nova Iorque um protesto contra as políticas de abstinência e fidelidade como única arma de combate à SIDA financiadas pelos Estados Unidos e o embargo aos preservativos em curso actualmente. Segundo um relatório das Nações Unidas a falta de preservativos no Uganda é tão grave que muitos homens usam sacos de plástico na tentativa de se protegerem!

De acordo com Stephen Lewis, o enviado especial da ONU para a crise HIV/SIDA em África, a ideologia fundamentalista cristã subjacente ao programa americano de «auxílio» à SIDA, PEPFAR, é responsável por esta falta de preservativos e terá num futuro muito próximo consequências desastrosas!